Energia Limpa

VEJA VÍDEO: Felipe Costa e Euller Macedo avaliam as possibilidades da Paraíba tornar-se auto-suficiente na produção de energia elétrica

O jornalista Gutemberg Cardoso reuniu no programa Master News da noite desta terça-feira(28) o professor da Universidade Federal da Paraíba, Euller Macedo, e o Gerente do Departamento de Perdas da Energisa, Felipe Costa.

O jornalista Gutemberg Cardoso reuniu no programa Master News da noite desta terça-feira(28) o professor da Universidade Federal da Paraíba, Euller Macedo, e o Gerente do Departamento de Perdas da Energisa, Felipe Costa. Os dois discutiram o aumento de 15 por cento no valor da tarifa de energia elétrica fornecida para a população brasileira que foi anunciado esta semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

A entrevista iniciou-se com o professor Euller Machado explicando os motivos que ocasionariam o aumento do custo da tarifa de energia para o consumidor brasileiro mesmo com o registro de bons níveis de chuva em muitas regiões do país, segundo ele isso se deveria ao fato do sistema de fornecimento elétrico do país ser interligado e muitas vezes as chuvas que caem em abundância ao longo de um ano não chegam a regiões produtoras de energia elétrica por meio de usinas hidroelétricas. Então a causa d aumento do valor da tarifa não seria influenciado diretamente por uma boa incidência de chuvas no Brasil de forma geral, mas por boas chuvas em regiões com hidroelétricas, o que impediria que o governo necessite fazer uso de meios de produção de energia mais caros como as usinas termoelétricas.

Em seguida Felipe debateu a visão da empresa quanto a estes aumentos na tarifa e como ficaria a imagem da Energisa junto ao consumidor final que muitas vezes associaria estes aumentos a empresa e não uma decisão do Governo Federal. Segundo ele a Energisa seguiria buscando conscientizar os usuários domésticos acerca do uso que eles fazem dos aparelhos eletrodomésticos, mas que a tabela de preços utilizados em cada mês do ano seria indicado pela Aneel o que faria com que as distribuidoras de energia em cada região não possuam sequer uma estimativa de quanto tempo se manterá o aumento.

Em seguida foi debatida a possibilidade da Paraíba tornar-se auto-sustentável devido ao potencial da produção de energia renovável na Paraíba, para o professor Euller a Paraíba ainda estaria atrás de outros estados do nordeste que teriam avançado muito mais nos investimentos nesta área do que o nosso estado, mas que esta seria uma realidade que poderia alterar-se rapidamente no futuro dependendo da realidade política local. Para Felipe ainda que a Paraíba cresça grandemente na produção de energia elétrica através de fontes consideradas mais limpas como a eólica, ainda assim o estado necessitará em algum momentos do ano fazer uso da energia produzida em outros estados devido variações na produtividade. Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/408578276338429/?fb_dtsg_ag=AdyJNPQgIwzCWDafZLER_A7BFU7E4M13ZpEehOwflxdUYw%3AAdxlUDqRslZ2wjd_z45HcvaJSVKa0ikqMLdlidhPiY-1Uw

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba