O debate entre os candidatos ao Governo da Paraíba, realizado pela TV Master na última segunda-feira (20), já pode ser considerado um dos que mais repercutiram no meio político paraibano nessa eleição, seja pelo formato que permitiu o embate direto entre os candidatos ou até mesmo pelos comentários sobre o conjunto da obra.
Além da audiência cativa entre os 300 mil assinantes da Net, em João Pessoa, os dados disponibilizados pelo Facebook no final do debate revelam que incríveis 230 mil pessoas foram alcançadas pela transmissão na rede social. Houve também um bom número de compartilhamentos, mais de 50 mil visualizações e 26 mil comentários durante todo o programa, além de milhares de reações. No Twitter, o debate figurou em alguns momentos entre os assuntos mais comentados da rede social.
Em frente ao prédio da emissora, enquanto o debate acontecia, as militâncias dos candidatos estavam mobilizadas, formando um verdadeiro aglomerado que lotou a área externa da emissora e provocou lentidão no trânsito da Avenida Beira Rio, o que prova a importância do acontecimento para os próprios candidatos e seus partidos.
Por trás da audiência, outros números positivos. Cerca de 200 pessoas trabalharam direta ou indiretamente no planejamento e na realização do debate. Jornalistas, produtores, equipe técnica, voluntários e profissionais de outras áreas deram o melhor de si para que o debate fosse concretizado.
Além disso, cerca de 10 portais de notícias da Paraíba, inclusive os mais acessados e bem avaliados pelos leitores, retransmitiram programação da TV Master para todas as regiões da Paraíba e do mundo. No dia seguinte, para além das polêmicas, a imprensa repercutiu em peso as declarações dos candidatos, ditas durante os enfrentamentos diretos entre eles.
Esses resultados provam que, a despeito de alguns imprevistos técnicos que ocorreram no início do programa, e que foram prontamente corrigidos pela equipe, o debate seguiu e foi um sucesso de público, mesmo não agradando a gregos e a troianos. Ao mediador Alex Filho, a solidariedade de quem viu de perto seu esforço e sua atuação para que o debate fosse realizado. Os números comprovam o sucesso do que foi ao ar.
Fonte: Felipe Nunes
Créditos: Felipe Nunes