O canal da Transposição do Rio São Francisco se rompeu na altura do município de Salgueiro, Pernambuco. A quantidade de lama que está se formando com a água desperdiçada está causando preocupação nos moradores das comunidades do entorno.
O rompimento se deu na altura do Sítio Pau Ferro, área rural do município sertanejo, na divisa com a comunidade de Várzea dos Ramos. Moradores de outras comunidades como Letras e Santana também estão apreensivos.
Em nota, segundo o G1, o Ministério da integração informou que foi um rompimento pontual e técnicos já estão no local, atuando para recuperação da estrutura que deverá ser normalizada em até 48 horas. Também designaram equipes para verificar todo o perímetro e avaliar possibilidades de danos a comunidades no entorno.
Ainda segundo o ministério, há evidências de que tenha sido um ato criminoso. A Polícia Militar de Pernambuco prendeu suspeitos de terem cometido o dano ao trecho. Moradores afirmam que os envolvidos queriam desviar o curso d’água daquele ponto para que fosse possível encher um reservatório nas imediações.
Confira alguns vídeos que surgiram na web:
https://youtu.be/ZX6EMOBFGGc
Fonte: Notícias ao Minuto
Créditos: Notícias ao Minuto