A ‘Radiografia da política’ desse final de semana chega à cidade de Itabaiana, localizada na região conhecida como Vale do Paraíba. Por lá, os três principais grupos políticos já se articulam para angariar votos para seus pré-candidatos. A cidade não tem deputado estadual desde a década de 1990, quando dona Dida assumiu uma vaga na ALPB. Por isso, em 2018 o município busca um nome que responda pelas demandas locais no âmbito do poder legislativo.
Contextualizando
Itabaiana é administrada pelo médico e prefeito Lúcio Flávio Araújo (PSB), eleito no último pleito municipal com 9.485 votos. Em segundo lugar, ficou o ex-prefeito Antônio Carlos (MDB), que continua como uma força política da cidade. Ele governou a cidade entre os anos de 2012 e 2016. Na última disputa, ele ficou em segundo lugar, com 31,18% dos votos válidos.
Um terceiro grupo político estabelecido em Itabaiana, é liderado pela ex-prefeita Euridice Moreira, mais conhecida como dona Dida. Ela governou a cidade entre os anos de 2004 e 2011. Atualmente, o filho dela, José Sinval (PTB), é o vice-prefeito do município.
Apoios em 2018
Na eleição de Outubro, o prefeito Lúcio Flávio deverá apoiar o pré-candidato aliado do governador Ricardo Coutinho, João Azevedo (PSB), para Governo do Estado. Ele confirmou ainda que vai apoiar as candidaturas de Adriano Galdino para deputado estadual e Damião Feliciano para deputado federal.
Dona Dida, a ex-prefeita, e o vice-prefeito José Sinval, estão conversando com o senador e pré-candidato a governador José Maranhão (MDB) e com o pré-candidato Lucélio Cartaxo (PV), e portanto ainda estão indefinidos quanto a disputa pelo cargo de governador. Eles vão apoiar os nomes de João Gonçalves para deputado estadual e o de Wellington Roberto (PR) para deputado federal.
O ex-prefeito Antônio Carlos anunciou recentemente apoio ao pré-candidato a deputado federal Benjamin Maranhão (MDB). Com isso, ele deverá também apoiar o nome do senador José Maranhão para o cargo de governador. A reportagem não conseguiu confirmar o apoio dele para o cargo de deputado estadual.
Dados
Itabaiana pertenceu ao município de Pilar e foi elevada à categoria de cidade no ano de 1891, durante o governo de Venâncio Neiva. Estudiosos da cidade afirmam que o nome do município significa “Pedra que dança”, mas outros acreditam que o significado é “Morada da alma”. A economia da cidade é sustentada principalmente pelo comércio, seguido por indústria e agropecuária. Itabaiana possui 24 mil habitantes e quase 18 mil eleitores, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), respectivamente.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Felipe Nunes