Com seu novo pacote aerodinâmico no modelo W09, a Mercedes dominou o primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1. Líder do campeonato, Lewis Hamilton cravou 1m04s839 na sua melhor volta e deixou Valtteri Bottas com a segunda posição, apenas 0s127 atrás.
Numa prática bastante equilibrada, a RBR levou Max Verstappen ao terceiro lugar, a 0s233 de Hamilton, enquanto o vice-líder da tabela, Sebastian Vettel, foi o quarto colocado, com um tempo 0s341 pior do que o de Hamilton. Daniel Ricciardo e Kimi Raikkonen completaram o grupo dos seis mais rápidos.
Do sétimo ao décimo lugares, respectivamente, terminaram os desafetos Romain Grosjean (Haas) e Esteban Ocon (Force India), além do badalado Charles Leclerc (Sauber) e Pierre Gasly (STR).
Domínio da Mercedes, mas com equilíbrio
Numa pista favorável à Mercedes pelas retas, a equipe alemã liderou a sessão do começo ao fim e não teve a dobradinha seriamente ameaçada. No entanto, o equilíbrio foi interessante, com RBR e Ferrari sempre por perto, marcando tempos consistentes, o que, se for concretizado na corrida, pode render uma disputa emocionante.
No começo do treino, parecia que a Mercedes dominaria mais facilmente, pois fez os melhores tempos mesmo usando pneus supermacios, enquanto a Ferrari, por exemplo, treinou o tempo todo com os ultramacios, os mais aderentes do fim de semana.
No entanto, quando passou a usar os ultramacios, a Mercedes não conseguiu a vantagem que se esperava, embora Hamilton e Bottas tenham se revezado na liderança do treino o tempo todo.
Kubica tem nova chance e fica em último
Depois de participar do primeiro treino livre na Espanha, Robert Kubica voltou a ter uma chance de pilotar a Williams num fim de semana em 2018. No entanto, o péssimo modelo FW41 não permitiu ao polonês sair da última posição, a 2s585 do melhor tempo de Hamilton.
Kubica, que este ano voltou a guiar mais vezes na F1 após o sério acidente num rali em 2011, ficou ainda a 0s8 da marca do companheiro de equipe Lance Stroll, que terminou em 16º. O polonês reclamou muito de vibrações no carro da Williams.
Mais uma vergonha da McLaren
A McLaren voltou a apresentar um péssimo desempenho neste primeiro treino livre. Com muita dificuldade com o equilíbrio do modelo MCL33, Fernando Alonso foi apenas o 17º colocado, um posto à frente de Stoffel Vandoorne.
O belga, aliás, foi protagonista dos únicos incidentes do treino. Primeiro, quase acertou Sebastian Vettel quando foi erradamente liberado pelo mecânico para deixar os boxes, e, depois, danificou a asa dianteira após passar em cima de uma zebra.
GloboEsporte.com transmite ao vivo o GP
O segundo treino livre será disputado a partir das 10h, com transmissão ao vivo do SporTV3. Já o domingo, o GloboEsporte.com mostra ao vivo a corrida, que terá largada às 10h10.
Fonte: Globo Esporte
Créditos: Globo Esporte