Em meio a protestos, 16 vereadores de Campina Grande aprovaram – por unanimidade – um projeto de lei de autoria do vereador Pimentel Filho (PMDB), na manhã desta terça-feira (19), que veta a discussão de qualquer tipo de conteúdo com “ideologia de gênero” nas escolas da cidade.
De 23 parlamentares, 16 participaram da votação na Casa de Félix Araújo e todos foram a favor da aprovação. O prefeito Romero Rodrigues tem até 15 dias para sancionar ou vetar o projeto.
A sessão que começou às 9h reuniu professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), representantes de movimentos sociais e representantes do Conselho Municipal de Educação de Campina Grande contrários à aprovação do projeto.
Participaram dos protestos, durante a sessão, representantes do Centro de Ação de Cultural (Centrac), do Centro de Educação Cidadã e Direitos Humanos (Cecidh), do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), alguns partidos de juventude e organizações culturais como o Maracatu de Campina Grande.
De acordo com o coordenador executivo do Cecidh, José Júnior, se o prefeito não vetar o projeto, as organizações que compõem o Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública da cidade irão entrar com uma ação civil pública na Justiça questionando a decisão do legislativo local.
Fonte: G1PB
Créditos: G1PB