O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou na noite desta sexta-feira(08) o coordenador das eleições do tribunal regional eleitoral da Paraíba, George Bezerra. Ele falou sobre a queda do voto impresso, as novidades tecnológicas que serão lançadas pelo TRE durante a campanha e outras novidades que serão aqui na Paraíba neste ano.
Segundo George existia este ano a perspectiva de que este ano o voto impresso seria posto em prática pela primeira vez em caráter de experimento, mas após uma nova decisão da do Supremo Tribunal Federal o voto impresso caiu e não será mais usado. ”Havia a perspectiva de colocarmos as impressoras em alguns locais, o que nos permitiria que fosse feita uma auditoria e comprovação do resultado alcançado após as eleições”.
Em seguida ele falou sobre o advento de novas tecnologias para ajudar o TRE e o eleitorado durante as eleições, segundo ele o tribunal lançará este ano dois novos aplicativos o primeiro deles apelidado de Pardal será disponibilizada e permitirá que a população denuncie qualquer irregularidade cometida durante a campanha.
Outro aplicativo que estará a disposição dos eleitores será o Boletim de Urna na Mão, o aplicativo permitirá que o eleitor use um leitor de QR Codes em seu aparelho celular para ler um código que será disponibilizado nas seções, ao fim da votação o eleitor receberá em seu aparelho um resultado das urnas nas seções que tiver feito a leitura do código.
Ele também explicou como ocorre o processo de segurança para que garantir que as urnas não tenham sido adulteradas e manter a lisura do processo eleitoral. Segundo ele noo dia da eleição, antes que a votação seja iniciada o TRE escolheria algumas seções eleitorais onde um programa de auditoria seria instalado nestas urnas para garantir que ninguém tenha maculado a urna após a instalação do programa eleitoral.
George falou sobre a experiência recente que teve durante uma passagem pelo Tocantis onde pode ver como se deu a eleição para o governo desse estado. Ele falou da experiência positiva que pôde ver durante a eleição onde todo o processo foi feito com o auxilio de voluntários e afirmou que aqui na Paraíba o TRE também planeja pela primeira vez fazer uso exclusivamente de voluntários para que a eleição ocorra. ”Os voluntários permitirão que aqui na Paraíba o TRE consiga poupar em torno de 1 milhão de reais, nós abrimos a inscrição a dois dias atrás e já possuímos mais de 100 voluntários inscritos”.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba