O jornalista Felipe Nunes foi convidado a participar do programa ‘Painel Master’, na última quinta-feira (30), para comentar sobre o tema ‘Fake News’. A entrevista foi mediada pelo apresentador Gabriel Morais e contou com a presença da jornalista Letícia Silva. A conversa se deu no contexto de notícias falsas envolvendo a greve dos caminhoneiros, que aconteceu em todo o país e mudou a rotina dos brasileiros.
Felipe Nunes ressaltou que as notícias falsas não são um desafio apenas para os profissionais da comunicação, mas também para os leitores e consumidores de informação. Ele lembrou que as notícias falsas não são um produto da contemporaneidade, mas da história do mundo. “Se a gente for na Bíblia, no livro do Gênesis, Adão e Eva foram enganados por causa de uma notícia falsa”, lembrou, utilizando um exemplo dado pelo Papa Francisco.
A diferença, de acordo com Felipe, é que hoje a informação falsa está inserida em um contexto digital, que multiplica a notícia rapidamente, e tem potencial de causar danos sociais. “Não só o jornalista hoje é produtor de informação, as pessoas também querem filmar, gravar e escrever, e nesse meio há pessoas com o intuito político de prejudicar alguém ou apenas de fazer uma brincadeira utilizando-se de uma falsa notícia, por isso é importante saber reconhecer quando a informação é verídica”, ressaltou.
O entrevistado lembrou que o jornalismo é tido como uma instituição que informa. Ele ressaltou a importância do profissional jornalista e elencou pontos que podem ajudar o leitor a diferenciar as notícias verdadeiras das ‘fake news’. Uma dica dada por ele é que as pessoas devem duvidar e criticar uma informação, e só depois determinar se ela procede ou não.
Felipe Nunes é formado em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba. Ele atua na editoria de política e atualmente trabalha no portal Polêmica Paraíba e na TV Master, onde produz o Master News e apresenta o quadro ‘data-show da política’.
Assista à entrevista na íntegra.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba