O sinal analógico das TVs é desligado às 23h59 desta quarta-feira (30) em João Pessoa e outras 12 cidades da Região Metropolitana da capital paraibana. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, 95% da população de João Pessoa e cidades da região está preparada para receber o sinal digital. A partir de quinta-feira (31), só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital.
A decisão por manter o cronograma de desligamento do sinal, apesar dos transtornos causados pela greve dos caminhoneiros, foi tomada em conjunto pelo Gired, grupo liderado pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, juntamente com a Rede Paraíba de Comunicação, trabalhou durante quatro meses na mobilização social e distribuição de kits para beneficiários de programas sociais nas 13 cidades paraibanas que têm o sinal desligado nesta quarta.
“Para chegar nesse resultado, contamos com a ajuda, não só dos nossos 200 mobilizadores e instaladores, mas também de voluntários, varejistas parceiros, líderes comunitários e antenistas que abraçaram o trabalho”, afirma Aline Fernandes, gerente regional da Seja Digital em João Pessoa.
Ao todo, foram mais de 530 mutirões de agendamentos para que as famílias de menor renda pudessem retirar os kits gratuitos, cerca de 40 blitz e 25 Caravanas da TV Digital. Segundo a Seja Digital, entidade responsável por garantir o acesso da população ao novo sinal, os aparelhos de LED, LCD ou plasma com o selo DTV já recebem o sinal digital. No caso de dispositivos sem o selo DTV, é necessário ler o manual do produto ou entrar em contato com o fabricante para saber.
A expectativa da entidade é que a região de João Pessoa siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também vão continuar à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site da Seja Digital e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.
Listas das cidades que vão ter sinal desligado nesta quarta:
João Pessoa
Bayeux
Cabedelo
Santa Rita
Conde
Alhandra
Cruz do Espírito Santo
Lucena
Marcação
Mari
Riachão do Poço
Sapé
Sobrado
Fonte: G1 PARAÍBA
Créditos: G1 PB