O hábito de lavar as mãos é tão simples e importante, mas infelizmente, algumas pessoas não dão a devida importância para essa ação que traz diversas consequências positivas para a saúde. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que lavar as mãos reduz em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como conjuntivite, gripe, resfriado e virose.
Levando em conta que a prática é negligenciada tanto por pessoas como por profissionais da saúde, a OMS propôs que o dia 5 de maio seja uma data para realizar programas e ações que estimulem o hábito de higienizar as mãos todos os dias.
Os especialistas aconselham lavar as mãos com água e sabão sempre que necessário, principalmente antes das refeições e depois de usar o banheiro. O uso do álcool em gel também é útil quando não há outros meios de higienizar as mãos.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, as infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, além de ter um impacto econômico significativo nos pacientes e sistemas de saúde.
Essas doenças representam de 5% a 10% das internações em hospitais de cuidados agudos, referentes a países desenvolvidos. Já nos países que estão em desenvolvimento, o risco é de duas a vinte vezes maior, sendo que a proporção de pacientes com esse tipo de infecções pode chegar a 25%.
Segundo a Anvisa, cerca de 25% das doenças registradas são causados por micro-organismos multirresistentes. Dessa forma, lavar as mãos corretamente é essencial para evitar maiores problemas. Aprenda a lavar as mãos com sete cuidados, clicando aqui.
Fonte: Minha Vida
Créditos: Minha Vida