O Centro de Zoonoses é um desejo antigo do prefeito Vitor Hugo, e a proposta para a sua construção foi o primeiro Projeto de Lei a ser apresentado por ele na Câmara de Cabedelo enquanto vereador.
O anúncio também atende a uma demanda antiga para o bem-estar dos animais, e vai suprir a carência de um local específico para assistir e cuidar de animais doentes e/ou abandonados. A sede e a clínica serão construídas dentro dos padrões e normas exigidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.
O Centro de Controle de Zoonoses é responsável pelo controle de raiva animal, coleta de material de cães e gatos suspeitos de raiva, coleta de morcegos caídos, coleta de material de outros mamíferos suspeitos de raiva, controle de Leishmaniose Visceral, coleta e envio de amostras de cães suspeitos, controle de Leptospirose, coleta e envio de amostras de animais suspeitos, recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas, orientações sobre zoonoses em geral, vacinação contra raiva e castração gratuita de cães e gatos.
Estrutura – O Centro de Zoonose será composto por dois pavimentos. No pavimento térreo, com 228,8m², será construída a Clínica Veterinária, que contará com recepção, 02 consultórios, WCs, 01 sala de exames e preparo do animal para cirurgia, 01 sala de assepsia, 01 sala cirúrgica para 04 mesas cirúrgicas, 01 sala de recuperação animal com gatil e canil individuais, 01 laboratório, 01 sala de esterilização e lavagem de utensílios, 01 depósito de rações, 01 depósito de inseticidas, 01 canil coletivo, 01 canil individual, 01 depósito de lixo e estacionamento.
No pavimento superior, com área de 200m², irão funcionar a sede da Zoonoses, com recepção, sala do diretor, sala da coordenação, sala da vigilância ambiental, sala da equipe técnica, sala de reuniões, copa, depósito de material de limpeza, sala de arquivo, almoxarifado e WC.
“Um projeto como esse, além de envolver a prevenção e vigilância à saúde da população, desenvolve a promoção e cuidados com o bem estar animal e meio ambiente, fazendo Cabedelo despontar como uma cidade que se preocupa e cuida dos animais. Um projeto auspicioso para qualquer Prefeitura e muito inovador”, finaliza o coordenador da Zoonoses, Domingos Fernandes.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria