O incêndio que aconteceu na madrugada desta terça-feira (1) em um prédio ocupado por sem tetos, em São Paulo, acende o alerta para evitar que tragédias semelhantes aconteçam em cidades que famílias ainda ocupam prédios públicos. É o caso de João Pessoa, na Paraíba, onde cerca de 148 famílias moram em prédios públicos ou abandonados.
Os dados foram informados pelo coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela. Entre eles, o prédio antigo prédio do INSS (Centro), antigo hotel em ruínas (Altiplano) e na Escola Estadual Índio Piragibe (Varadouro).
Diante da situação, Noé estrela não descarta a possibilidade de acontecer um incêndio como o ocorrido em São Paulo.
“Aquela tragédia ela pode se repetir em qualquer parte. Se uma edificação não tem manutenção independe de ter ocupação ou não. A questão que se deu ali foi o volume de resíduo que tinha nos apartamentos, o que fez proliferar o fogo e fez com que a estrutura não suportasse. Em João Pessoa e qualquer outra cidade pode ocorrer”, destacou.
Estrela garantiu que mais de 239 famílias já foram retiradas de ocupações em prédios que pertencem à União, ao Estado e a vários outros órgãos. De acordo com ele, a Defesa Civil também tem gerado relatórios sobre as ocupações.
“De todas essas edificações foram geradas relatórios e enviados para os órgãos competentes. No caso no hotel do Altiplano, o MPF sugeriu a Defesa Civil uma vistoria. Fizemos o relatório e encaminhamos, assim como outros, como o INSS”, destacou.
Fonte: Roberto Targino – MaisPB
Créditos: Roberto Targino – MaisPB