O marketing político é uma das peças fundamentais de uma eleição. Ele antecede o marketing eleitoral, que acontece durante a campanha e serve para aquecer a militância e a memória dos eleitores de um pretenso candidato. Na Paraíba, parece que os pré-candidatos José Maranhão (MDB) e João Azevedo (PSB), e suas assessorias, estão ligados nisso ao enfatizar as experiências que dispõem.
Formado em engenharia pela UFPB e professor do IFPB, o pré-candidato João Azevedo é tido como inexperiente na militância política, mas tem enfatizado por onde passa sua experiência enquanto secretário de infraestrutura da Paraíba. Ele tem explorado bastante em suas redes sociais a marca de “administrador”, de pessoa que está “por trás” das obras do Governo.
Outro movimento interessante de João Azevedo tem sido o de colar a imagem de administrador com as gestões de Ricardo Coutinho. Ao mesmo tempo, ele tenta demonstrar que tem autonomia para construir apoios e articulações. Em suas redes sociais, o candidato socialista destaca imagens de encontros que tem tido, sozinho, com lideranças políticas de várias regiões do Estado. Ele também imprime as marcas das obras que teriam a assinatura dele.
Já o senador e ex-governador José Maranhão tem usurfruido bem das experiências política e administrativa que tem, utilizando-a como marketing e aplicando-a em suas estratégias e articulações. Apesar do isolamento que enfrenta, ele consegue manter de pé a candidatura e transformar as críticas em trunfo eleitoral, enfatizando as obras que construiu durante suas administrações e as benesses de uma idade elevada.
As redes sociais do ex-governador estão centradas em postagens que enfatizam a vitalidade e humanizam a imagem dele. São publicações que mostram o senador em sua fazenda ou em seu avião particular. Algumas dessas postagens ganharam repercussão e viraram memes positivos para ele.
Enquanto Lucélio e Lígia pecam aqui e ali, como mostrou hoje o Polêmica Paraíba, João Azevedo e José Maranhão vão acertando em suas estratégias políticas e suas assessorias repetem o feito nas redes sociais.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba