As campanhas dos pré-candidatos Lígia Feliciano (PDT), atual vice-governadora, e de Lucélio Cartaxo (PV), terão que se esforçar acima da média para transmitir ao eleitorado a mensagem de que eles estão preparados politicamente para governar o Estado. A falta de experiência e traquejo político e administrativo, percebido nesse período de pré-campanha, poderá ser um obstáculo a mais para eles em relação a outros pré-candidatos, como José Maranhão (MDB) e João Azevedo (PSB).
Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito de João Pessoa, Luciano, é formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba. Em matéria de experiência administrativa, Lucélio exerceu o cargo de superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e foi presidente da Companhia Docas da Paraíba. Na política, Lucélio disputou apenas a eleição para o Senado em 2014 e ficou em segundo lugar.
Com a desistência de Luciano em disputar o governo, Lucélio foi lançado ‘às pressas’ como pré-candidato. No último sábado (21), durante a posse da direção do PV, ele deu sinais de inabilidade no discurso. Pessoas que estavam presentes no evento perceberam que o pré-candidato tremia bastante, tendo que segurar o microfone com uma mão e equilibrá-lo com a outra para diminuir a tremura que lhe acometeu. A voz de Lucélio também embargou algumas vezes, como pode ser visto no vídeo abaixo.
Do mesmo modo, Lígia Feliciano não possui muito traquejo político. Ela é formada em medicina pela UEPB, candidatou-se ao Senado em 2002 e a vice-prefeita de Campina Grande em 2008, mas não obteve sucesso. Ela elegeu-se vice-governadora na chapa de Ricardo Coutinho, em 2014. Lígia é esposa do deputado federal Damião Feliciano (PDT), que também é seu estrategista.
Um dos entraves que provavelmente enfrentará nos embates durante a campanha é justamente a inexperiência e habilidades políticas. Lígia tem errado nas estratégias adotadas, tardando em admitir a pré-candidatura, mas movimentando-se a todo momento como pré-candidata.
Assim como Lucélio, Lígia também precisa ganhar experiência com os microfones e palanques. Apesar de apresentar um programa de televisão, a vice-governadora demonstra certa insegurança em frente às câmeras, o que na política é sempre um pecado a ser vencido.
Apesar dos erros do presente, e da falta de experiência e de habilidade, tanto Lucélio quanto Lígia têm dois grandes professores dentro de casa, Luciano Cartaxo e Damião Feliciano, respectivamente. Eles podem instruí-los da melhor maneira possível, tanto na teoria quanto na prática.
Uma característica em comum permeia as candidaturas da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) e do candidato de oposição, Lucélio Cartaxo (PV):
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba