O governo do estado de São Paulo contratou por R$ 85 mil uma pintura em tela do ex-governador José Serra. A contratação – feita no dia 12 de março – foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (18).
O artista responsável pela obra é Luiz Gregório Novaes Correia, o Gregório Gruber. Filho do pintor Mário Gruber, autor de retratos de outros ex-governadores, o artista experiente tem obras expostas em museus de Nova York, Washington e Londres.
Em nota, o Acervo Artístico-Cultural do Palácio dos Bandeirantes, responsável pela contratação da obra, disse o preço pago é compatível com o mercado e que a dispensa de licitação tem amparo legal, uma vez que o trabalho artístico é fornecido por “produtor exclusivo consagrado pela crítica com notória especialização”.
“O Palácio dos Bandeirantes é também uma Casa Museu, com exposições temporárias e permanentes, como é o caso das pinturas de ex-governadores, expostas ao público no primeiro andar”, diz.
De acordo com o acervo, a pintura já está pronta e será inaugurada nos próximos dias. O contrato, porém, é de 170 dias, vigorando até o final de agosto. O governo não respondeu se outro serviço será feito nesse prazo.
Serra governou São Paulo de 2007 a abril de 2010, quando deixou o cargo para disputar as eleições presidenciais. O tucano chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Dilma Rousseff (PT). O Palácio dos Bandeirantes não respondeu por quê a contratação da obra foi feita agora, oito anos após Serra sair do posto.
Fonte: Folhapress
Créditos: Folhapress