Entrevista

VEJA VÍDEO: José Cassimiro comenta título digital e voto impresso na Paraíba

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta quinta-feira(19) o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, José Cassimiro.

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta quinta-feira(19) o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, José Cassimiro. Durante a entrevista o secretário falou sobre algumas novidades que irão figurar nas eleições a partir deste ano como o título digital e o voto impresso.

O secretário explicou como funcionará o título de eleitor digital que vem sendo anunciado pelo TRE, onde o eleitor que fez o recadastramento biométrico poderá utilizar um aplicativo em seu celular para acessar todas as informações do seu documento eleitoral. Segundo ele o ‘e-título’, como vem sendo chamado o aplicativo, permitirá ao eleitor substituir ao título eleitoral convencional e o documento com foto que o eleitor também necessita levar consigo, como também tomar conhecimento de forma mais fácil sobre qualquer tipo de alteração em sua zona de votação.

Questionado se seria possível que no futuro o eleitor pudesse votar sem a necessidade de deslocar-se as zonas eleitorais, o secretário esclareceu que a justiça eleitoral brasileira já possui tecnologia suficiente para permitir que os eleitores votassem de seus lares, mas para salvaguardar alguns direitos que são constitucionalmente garantidos ao eleitor ajustiça eleitoral necessita garantir que o mesmo vote em ambientes totalmente controlados.

Em seguida José Carlos explicou o porque o voto impresso que é tão pedido por uma grande parcela da população brasileira ainda está sendo inserido em modelo de testes. Segundo ele, o alto custo para adquirir as impressoras que permitam que o voto seja impresso durante a votação, torna impraticável que este novo modelo seja inserido em tonas as zonas eleitorais do país ao mesmo tempo.

Sobre o funcionamento do sistema ele esclarece que nenhum dos eleitores levará um comprovante de votos para casa, mas que durante o voto o eleitor terá a sua disposição a possibilidade de visualizar um comprovante do seu voto que será emitido durante a votação. Assista ao vídeo com a entrevista completa abaixo:

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1715080238547243/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba