Com a ideia de incentivar as crianças a se interessarem pela leitura, a Cia Forrobodó de Teatro criou o Castelo de Histórias, projeto que começou timidamente, com apenas cinco crianças na plateia, no mesmo local que funciona hoje: a Praça dos Brinquedos, no Castelo Branco II.
Aline Alencar, uma das criadoras do projeto, contava histórias para o público infantil que a assistia em praça pública. Segundo ela, “a ideia da ação é trazer atividades culturais, mas o maior intuito do projeto é o estímulo à leitura”.
Nesta quarta- feira, 18 de abril, é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data, instituída em 2002, é a mesma do nascimento de Monteiro Lobato, criador do Sítio do Pica Pau Amarelo e de várias obras inesquecíveis, como Urupês, O Saci, Caçadas de Pedrinho entre outros.
A leitura é uma das formas de que dispomos para a interação com o ambiente em que estamos inseridos e para a nossa compreensão do mundo. Por isso, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde o seu primeiro ano de vida.
A professora de educação infantil Maria Mendonça, destaca a importância do incentivo a leitura infantil e o papel dos pais nessa atividade
“Não basta os pais apenas incentivarem a criança a ler, é preciso de fato se importar com a leitura dela, os pais podem fazer isso ensinando os filhos a entenderem parte da história quando for necessário. O resultado do trabalho de incentivo à leitura são crianças mais questionadoras, que ampliam seu vocabulário”.
Ela explica que uma boa forma de incentivar as crianças a lerem é através da contação de histórias
“É uma atividade que ajuda muito para que as crianças se interessem pela leitura, quando incentivada, isso deve ser feito nas escolas e também deve ser uma atividade diária para os pais”.
O projeto Castelo de Historias conta com uma biblioteca que funciona na garagem da residência de uma das criadoras do projeto, onde se pode encontrar livros infantis, infanto-juvenis, gibis, cordéis, e revistas, em uma estrutura confortável para quem quiser ler os livros na própria biblioteca, que funciona de segunda a sábado. Às quartas e sextas feiras a biblioteca só abre depois do almoço. Para pegar os livros emprestados é preciso que os pais ou responsáveis pela criança façam um cadastro.
Os pais das crianças afirmam que o Castelo de Histórias é um grande incentivo à leitura infantil, como conta Sonia Maria, mãe da Eduarda de 6 anos
“Foi a partir do Castelo de Histórias que ela se interessou pela leitura, após levar a sacola literária pra casa, mostrou o livro pra escola e de lá pra cá, não parou mais, tudo que vê quer ler, sempre quer voltar para pegar mais livros, foi fantástico, até o Youtube que ela gosta, deixou mais pra poder ler.”
Com sua ação literária o projeto recebeu o prêmio de incentivo à leitura Todos por um Brasil de Leitores, pelo Ministério da Cultura em 2016. A Cia de Forrobodó mantém um blog onde os interessados podem saber mais sobre o projeto Castelo de Histórias e apresentações do grupo.
O Castelo de História também ajuda as crianças com aulas de reforço escolar conta Aline, assim como a professora Sonia, ela fala que a contação de histórias incentiva as crianças a quererem buscar a literatura. “Muitas crianças chegaram analfabetas, hoje a realidade já é outra”.
As datas das apresentações podem ser conferidas na página Castelo de Histórias no Facebook. O endereço da Praça dos Brinquedos é a Rua Eduardo de Medeiros, ao lado do Quiosque do Atalho.
A importância da leitura na educação infantil é imprescindível para a formação de bons leitores e de cidadãos mais conscientes e críticos, por isso, o incentivo dos pais e da escola é fundamental.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba