Faltou água em toda a Paraíba devido ao apagão de energia que atingiu todo o Nordeste nesta quarta-feira (21). Segundo a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), as estações não puderam funcionar sem energia e, por isso, o abastecimento em todas as cidades atendidas pela Cagepa foram comprometidas.
A Cagepa ainda informou que, mesmo quando a energia for retomada, a água vai levar mais tempo para chegar nas torneiras do consumidor, uma vez que as estações têm que começar a bombear novamente, carregar a água para as adutoras e encher os reservatórios. Até pelo menos a noite da quinta-feira (22), ainda deve faltar água em regiões da Paraíba.
A companhia ainda garantiu que equipes estão de plantão para verificar se algum equipamento foi danificado e fazer o conserto, caso seja necessário, para retomar o abastecimento de água.
Todos os 223 municípios do estado da Paraíba sofreram um apagão energético na tarde desta quarta-feira, a partir das 15h48. As causas de desligamento estão sendo investigadas.
Segundo a concessionária de energia da Paraíba, a Energisa, a energia começou a ser retomada de forma gradual às 17h30 desta quarta-feira, primeiramente para aregião oeste do estado. A previsão da Energisa é de que toda João Pessoa volte a ter energia até as 19h15.
Segundo a concessionária de energia do estado, a Energisa, um problema técnico na Usina de Belomonte suspendeu o abastecimento de energia para as regiões Norte, Nordeste e parte do Sudeste.
Conforme nota da Energisa, a queda “foi causada por um teste realizado numa linha de transmissão que está sendo construída. As informações são do Ministério das Minas e Energia que comunicou também que o restabelecimento está sendo gradual”.
Apagão em 13 estados
Além da Paraíba, municípios de ao menos outros 12 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentam queda de energia: Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.
Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma “perda de carga” causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará.
Leia a íntegra da nota do ONS:
Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.
Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.
Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.
As causas de desligamento estão sendo investigadas.
Fonte: G1 PB
Créditos: G1 PB