O jornalista Gutemberg Cardoso recebeu no programa Master News desta segunda-feira(19) os especialistas, Ivýna Souto, Rui Galdino e Gilvan Freire para participarem do já tradicional debate realizado semanalmente no programa. Com o debate comandado por Gutemberg os três puderam debater os temas mais polêmicos da última semana e sobre qual deve ser a repercussão destes casos nessa semana que se inicia.
O primeiro questionamento trazido a mesa por Gutemberg foi quem teria sido o centro das atenções na última semana gerando comentários sobre os acontecimentos ou boatos que tenham lhe envolvido. Para Gilvan Freire o cara da última semana foi o deputado federal Hugo Motta(MDB) que fez declarações em tom de cobrança contra o presidente do seu partido, José Maranhão.
Rui Galdino por sua vez apontou o também deputado federal, Pedro Cunha Lima(PSDB), devido as movimentações que o mesmo estaria realizando para assumir a liderança do PPS no estado da Paraíba. Já Ivýna Souto por sua vez apontou como figura principal da semana a vereadora carioca assassinada na última semana, Marielle Franco, segundo Ivýna a vereadora é a personagem da semana não apenas pelo que lhe acontece, mas pela importância que ela possuiu durante sua vida como ativista social.
Em seguida os debatedores foram questionados sobre quem teria sido o maior iludido da última semana, para Gilvan este seria o atual presidente do PPS, Nonato Bandeira que segue se agarrando a ideia de que possui o comando do partido enquanto vai aos poucos tendo seu comando diluído diante da possibilidade de uma mudança na legenda comandada diretamente de Brasília em favor de Pedro Cunha Lima. Mas por fim Gilvan decidiu que a maior ilusão da semana na realidade teria sido a politização praticada em torno do falecimento da vereadora carioca.
Para Ivýna o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que tentou explicar como munição que foi comprada e deveria ser de uso exclusivo da Polícia Federal foi utilizada pelos executores de Marielle. Para Ivýna ao prestar o esclarecimento o ministro teria apresentado argumentos sem base alguma.
Em seguida foi apresentada aos três uma série de imagens e cada um deles poderia escolher qual para eles teria sido a principal imagem da semana. Os três optaram por imagens ligadas a vereadora Marielle, mas enquanto Rui e Ivýna escolheram a imagem do momento do enterro da vereadora por tudo que a imagem simboliza, Gilvan Freire optou pela imagem do momento da execução da vereadora por não concordar com a politização realizada em torno da morte da mesma.
Logo após foram apresentados três vídeos para que assim como as imagens os debatedores pudessem escolher um que representasse e resumisse o que para eles teria sido a última semana. Rui Galdino e Ivýna Souto discordaram acerca da importância da vereadora Marielle. Gilvan Freire por sua vez optou um vídeo onde a vereadora de João Pessoa, Raíssa Lacerda(PSD), denúncia um caso de preconceito racial, ois segundo Gilvan por tratar-se de um caso local ele despertaria maior interesse na população paraibana.
No tópico seguinte os debatedores foram questionados sobre quem deverá ser o grande nome desta semana que irpa iniciar-se, Ivýna apostou no nome do deputado Pedro Cunha Lima por causa das movimentações que eles estaria realizando para assumir o comando do PPS. Rui Galdino por sua vez apontou o governador Ricardo Coutinho que estaria até o momento escondendo seu jogo de todos. Já Gilvan apontou Hugo Motta que está pressionando junto com outros deputados José Maranhão para que ele desista de sua pré-candidatura ao governo do estado.
Retornando para debater sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, Gilvan Freire relatou acreditar que a vereadora teria sido exterminada por milicianos e grupos de exterminio que existem de forma conjunta na realidade carioca e eram combatidos pela vereadora. Ivýna Souto concordou com a fala feita por Gilvan e acrescentou que estes grupos que eram combatidos pela vereadora são formados em sua maioria por policiais e militares corruptos.
Rui Galdino defendeu uma proposta diferente dos seus colegas de bancada acreditando que na realidade Marielle teria sido utilizada como sacrifício por grupos que teriam interesse em denegrir a imagem da intervenção militar que está sendo realizada no Rio de Janeiro e que vinha sendo recentemente criticada pela vereadora.
O debate encerrou-se com a discussão em torno do desentendimento entre o governador Ricardo Coutinho(PSB) e sua vice Lígia Feliciano que vem sendo apontado pela imprensa local. Gilvan respondeu evasivamente afirmando que o problema entre os dois poderia ser resolvido se fossem utilizados os métodos necessários para chegar a um entendimento. Rui Galdino afirmou que na realidade os dois não se desentenderam e que o que está sendo debatido pela imprensa local na realidade é uma estratégia que teria sido acertada entre os dois a pelo menos um mês e Ivýna outo preferiu abster-se de emitir uma opinião sobre uma situação que se possui pouquíssimas informações.
https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1679009688820965/?t=4007
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba