Treze foi ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e conseguiu, neste sábado, uma liminar que determina que a Federação Paraibana de Futebol (FPF) remarque a partida do Galo contra o Botafogo-PB pela semifinal do Campeonato Paraibano. Essa decisão do STJD anula o efeito da liminar concedida pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB), nessa sexta-feira, que adiou o jogo entre os alvinegros, agendado na tabela para este domingo.
O departamento jurídico do Treze foi ao STJD com dois objetivos: 1) suspender a liminar do Tribunal da Paraíba e, com isso, remarcar a partida contra o Botafogo-PB; e 2) pedir que o Superior Tribunal avalie a conduta do presidente do TJDF-PB, Lionaldo Santos Silva.
O primeiro pedido foi prontamente atendido, e o STJD determinou que a FPF remarque a partida entre Botafogo-PB e Treze já para este domingo – como estava previamente marcada -, desde que as condições de segurança, previstas no Estatuto do Torcedor, sejam atendidas. Se isso não for possível, já que o tempo é curto, a Federação Paraibana precisa definir uma nova data para o confronto.
Confiante de que a partida vai mesmo ser reagendada já para este domingo, comissão técnica e jogadores do Treze estão concentrados, definindo apenas logística de viagem até João Pessoa, onde o jogo deve acontecer, no Estádio Almeidão.
Já quanto ao segundo pedido do clube de Campina Grande, o STJD determinou “a instauração de procedimento disciplinar desportivo para apuração de eventuais infrações cometidas pelo presidente (do TJDF-PB) (…) Lionaldo Santos”. E solicitou que o Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba se manifeste o quanto antes, deixando em aberto a possibilidade de o procurador geral da entidade e da FPF também se posicionarem sobre os fatos. O Treze acusa Lionaldo Santos de ter desaparecido com o processo “na tentativa leviana” de evitar que o clube tivesse acesso à decisão de anular a partida.
O GloboEsporte.com tentou entrar em contato com o presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, para saber se a entidade já foi notificada pelo STJD. Mas essas tentativas foram em vão, já que a reportagem não conseguiu retorno da diretoria. Vale lembrar que, como a partida entre Botafogo-PB e Treze estava suspensa por força de liminar do TJDF-PB, a Federação sequer escalou arbitragem para o confronto, entre outras demandas necessárias para a realização de uma partida de campeonato.
Em seu último posicionamento oficial sobre os jogos deste fim de semana, a FPF confirmou apenas a realização do outro jogo das semifinais – entre Serrano-PB e Campinense, no Amigão – e das duas partidas válidas pela quarta rodada do quadrangular da morte – Auto Esporte x Desportiva Guarabira, no Almeidão (mesmo local onde deveria acontecer Belo x Galo), e Nacional de Patos x Atlético de Cajazeiras, no Perpetão.
Importante destacar que, em seu documento, o STJD admite que a decisão de suspender a liminar do TJDF-PB e determinar que a partida entre Botafogo-PB e Treze seja remarcada é provisória e que pode ser reanalisada pelo auditor do Pleno. Quem assinou a resolução do Superior Tribunal foi o corregedor Paulo César Salomão Filho, que, na ausência do presidente Ronaldo Botelho Piacente, está no comando da entidade.
Vale lembrar que o Botafogo-PB foi ao TJDF-PB por entender que tem vantagem sobre o Treze na semifinal do Paraibano, já que, na fase de grupos da competição, somou mais pontos que o Galo (22 a 14). Esse entendimento diverge do da FPF, que vê o Alvinegro de Campina Grande como dono dessa vantagem por ter terminado a primeira fase como líder do Grupo B.
Fonte: Globo Esporte Paraíba
Créditos: Globo Esporte Paraíba