O diretor do Denatran, Maurício Pereira, discutiu nessa sexta-feira (16), durante entrevista ao programa Master News, a renovação da CNH, multas para pedestres e ciclistas e o Encontro Nacional dos Detrans do Brasil, dentre outros assuntos da legislação de trânsito vigente atualmente no país.
Segundo Pereira, uma das pautas que ficou decidida, foi de que o Conselho Nacional de Trânsito da Paraíba em parceria com outros conselhos adiaram por um ano, a vigência da resolução que trata das multas de pedestres e ciclistas.
“Nós decidimos ter cautela nesse assunto, em uma discussão maior, mais serena, observar a aplicabilidade dessas multas na prática, se são válidas mesmo”.
Em relação à nova padronização das placas dos carros, Pereira afirmou que na Paraíba, apenas os carros novos e transferidos terão a nova placa a partir de setembro desse ano. Ele disse ainda que até 2023, todos os carros do país devem estar com a nova placa.
Sobre a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, ele disse que a partir de junho desse ano, a resolução que disciplina a necessidade do curso e da prova para renovar a carteira, passará a vigorar no Brasil.
“A reciclagem tem como objetivo aperfeiçoar a renovação da carteira com uma complementação de dez horas de curso sobre a legislação de trânsito. É necessário que os condutores tenham mais condições de preservar sua vida e a de todos. O curso será dado gratuitamente e estará disponível pela internet. Após o curso, será aplicada uma prova teórica para saber se a pessoa está apta para seguir as leis do trânsito ao dirigir”.
.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba