O presidente do Fórum Paraibano de Combate a Corrupção (FOCCO-PB), Cláudio Gadelha concedeu na noite desta quarta-feira(14) uma entrevista ao jornalista Gutemberg Cardoso. Durante a entrevista Gadelha comentou as ações do fórum no combate a corrupção durante sua gestão e a atual situação do combate a corrupção no Brasil.
Cláudio comentou as ações que vem sendo realizadas pelo FOCCO-PB por todo o estado coletando denúncias e realizando audiências públicas que permitem que a população participe mais ativamente deste combate contra os crimes que ferem o erário público. Ele também ressaltou a importância destas ações que vem sendo realizadas pelo fórum e pelos órgãos públicos que o compõem principalmente em um ano eleitoral como 2018 permitindo que a população tenha mais acesso as informações.
Uma das maiores vitórias sentidas por aqueles que integram o FOCCO-PB segundo Cláudio foi exatamente poder mostrar para a população que reside nos municípios do interior do estado quão fácil é o acesso a estes órgãos que promovem o combate a corrupção.
Em relação a situação do combate a corrupção no âmbito nacional Cláudio foi enfático a apontar que segundo os órgãos internacionais que medem o combate a corrupção através do mundo o Brasil regrediu e apontou quais os motivos teriam levado a esta queda no ranking da transparência internacional.
Segundo ele desde o ano de 2015 o legislativo nacional está em um claro momento de pouca efetividade no combate e deu como exemplo o projeto de lei que propunha 15 ações de combate a corrupção que foi enterrada no Congresso Nacional após ser totalmente deturpada durante a madrugada de votações.
Cláudio aponta como outro motivo para a queda do Brasil a relação paradoxal entre a opinião pública e o combate a corrupção que vem sendo realizado no país. Ele aponta que apesar de nos dois últimos anos termos visto um número de ações contra a corrupção sem precedentes a descrença entre a população de que estas opções venham a alcançar alguns frutos também segue crescendo.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba