Assunto de Estado: Cícero Lucena defende ações estruturantes para o desenvolvimento da Paraíba

Os senadores da Paraíba Cícero Lucena e Cássio Cunha Lima, do PSDB, e Vital do Rêgo do PMDB participaram, na noite desta segunda-feira (2), do programa Assunto de Estado, gerado ao vivo pela TV Senado.

Cícero Lucena iniciou o debate chamando atenção para a existência de uma dívida, histórica, da União para com a Paraíba. Cícero observou que outros estados do Nordeste já receberam inúmeros investimentos do Governo Federal, mas a Paraíba ao longo das décadas foi esquecida. “É importante que haja em outros estados, mas eu quero a parte da Paraíba”, sublinhou.

-A Paraíba carece da parte do Governo Federal, principalmente, de investimentos estruturantes para o seu desenvolvimento. Aproveitando algumas vocações que nós temos, mas projetando novas oportunidades. Além dos investimentos na área de saúde, educação e infra-estrutura, insistiu o presidente estadual do PSDB.

Os senadores destacaram os investimentos nas obras de transposição do Rio São Francisco, que vai beneficiar a Paraíba através dos eixos norte e leste. Este último uma ação de Cícero Lucena como ministro da Secretaria Especial de Políticas Regionais do Governo Fernando Henrique Cardoso. “Essa é uma ação de quem pensa no futuro da Paraíba. Naquele momento nós já pensávamos no abastecimento dágua desde o Cariri, passando pela região polarizada por Campina Grande e, até João Pessoa poderá ser beneficiada através do sistema Acauã”, projetou Cícero.

O parlamentar também cobrou uma política do Governo Federal para atender os agricultores endividados junto ao Banco do Nordeste. “É um verdadeiro terror o que está sendo feito com pequenos e médios agricultores do Nordeste. O Banco do Nordeste está tomando as terras dos agricultores. Isso é um crime. Nesse compasso o Banco do Nordeste vai se tornar o maior latifundiário do Brasil”, protestou Cícero Lucena ao citar casos de agricultores do interior da Paraíba, que correm o risco de perder seu único meio de sustento.

Sobre educação, o senador disse que os políticos precisam colocar em prática suas promessas de campanha. “Todos prometem, mas poucos praticam”, desabafou. O parlamentar questionou o fechamento de mais de 180 escolas estaduais, além de se solidarizar com a comunidade acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). “Aqui é pacifico. Nós somos contra qualquer ato que venha a diminuir a importância da UEPB”, enfatizou Lucena com apoio dos outros dois representantes da Paraíba.