A exposição “Yasmin Formiga” homenageia o Dia Internacional da Mulher e acontece no monumento Casa da Pólvora, no Centro de João Pessoa, do dia 8 de março até 6 de abril, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O conjunto de obras carrega o nome da artista e tem o objetivo de chamar atenção para a banalização da violência contra a mulher.
De acordo com Yasmin Formiga, o objetivo é incentivar a discussão sobre a naturalização do feminicídio, muitas vezes tratado como algo comum no cotidiano da sociedade. Buscando isso, Yasmin Formiga também irá realizar uma performance sobre violência durante a abertura da mostra.
Por meio de diferentes suportes, como desenho, pintura e instalações, a artista pretende encorajar as mulheres para lutar pela liberdade. “Minhas obras são diretas e fortes, feitas para gerarem reflexões sobre a naturalização da violência contra a mulher e sobre a censura que uma sociedade patriarcal construiu diante do corpo feminino, um corpo criado para não ser liberto. Minhas obras refletem sobre a liberdade de um corpo com asas, que encorajam outras mulheres a sentirem essa liberdade”, explica Yasmin.
Para o curador da exposição, Sidney Azevedo, as obras representam a resistência feminina, além de denunciarem o descaso em relação às diversas formas de violência, seja física, psicológica, explícitas ou veladas. A mostra, de autoria da estudante do curso de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba, faz parte da programação do AnimaCentro, que busca revitalizar o centro da cidade.
Fonte: G1 PB
Créditos: G1 PB