O apresentador Gutemberg Cardoso recebeu na bancada do programa Master News dessa terça-feira (06), o coronel Euller Chaves. Durante a entrevista, o comandante da Polícia Militar da Paraíba falou sobre as formações internas pelas quais passam os policiais, como capacitações e cursos. Na ocasião ele também fez uma explanação sobre a segurança pública no estado, sobre a forma como acontece as punições aos crimes no Brasil e ainda abordou a questão das explosões a agências bancárias na Paraíba.
“O país pune mal. É muito mais fácil culpar a polícia, mas a base do problema é sistêmica. É preciso focar nas causas, o país precisa rever a forma de punição olhando que a principal causa para essa violência é a droga, mas o problema do usuário não é de polícia é de saúde. Onde vamos ter um atendimento público de qualidade para o usuário de droga? É um problema sistêmico onde não se resolve só com efetivo policial e sim com um conjunto de ações de todos, governos e população. A polícia não é culpada por esse caos que a população vive. É necessário focar e trabalhar na causa”.
Em relação às explosões de agências bancárias na Paraíba, ele disse que é o maior problema que a PM enfrenta atualmente. “Eu vejo que esse é o principal problema que nós temos hoje. Mexe com a sensação de segurança porque a estrutura mínima dessas agências não atendem as demandas. Precisaríamos ter para o processo de investigação, câmeras necessárias para investigarmos, precisamos de mais estruturas. Porque a certeza da impunidade anima esses indivíduos a cometerem esses crimes. Ou pune adequadamente ou vai isso continuar. É preciso que o país acorde para isso”, alertou.
Sobre as equipes policiais, o coronel afirmou que o governo da Paraíba busca renovar o efetivo e tem priorizado investir na segurança pública. “Apesar da dificuldade, que é muito grande, estamos buscando renovar nosso efetivo com criatividade, melhorar os recursos humanos para aperfeiçoar os resultados na segurança pública do estado”.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba