As capas de jornais abriram página quase inteira. Muitos ex-companheiros não seguraram as lágrimas em campo. O mundo do futebol lamenta e chora a morte do zagueiro Davide Astori, de 31 anos, capitão da Fiorentina, vítima de uma parada cardíaca no domingo passado.
Os três principais diários esportivos italianos estamparam o rosto do jogador para marcar o adeus. O “Corriere dello Sport” destacou o lado humano: “Um filho, um homem, um papai”, lembrando que ele deixa os pais, a companheira Francesa e uma criança de dois anos. O “Tuttosport” resumiu a despedida ao líder da Fiorentina com um “Tchau, capitão”. A “Gazzetta dello Sport” iluminou o rosto de Astori em fundo preto sobre a seguinte manchete: “A força de Davide”, relatando as consequências da morte, como o adiamento da rodada do Campeonato Italiano.
Em Florença, o clube amanheceu com as homenagens ao capitão da equipe. A diretoria anunciou que todas as atividades das divisões de base e da equipe feminina foram suspensas.
Tutte le attività sportive delle squadre del settore giovanile @ACF_YouthSector e della @ACF_Womens sono sospese in segno di lutto per la scomparsa di Davide #Astori. pic.twitter.com/GrXP7yimDs
— ACF Fiorentina (@acffiorentina) 5 de março de 2018
Na manhã desta segunda-feira, a Federação Italiana de Futebol (Figc) deixou sua bandeira a meio pau pelo luto oficial decretado desde domingo. A seleção feminina sub-19 jogou com a faixa preta no braço em referência a Astori contra a Noruega, no Torneio di La Manga. A Associação de Futebol inglesa (FA) anunciou que prestará homenagens no amistoso contra a Azzurra, em 27 de março, em Wembley.
A mesma sensibilidade não se fez presente na França. Tanto que o goleiro romeno Ciprian Tatarusanu, ex-Fiorentina, atualmente no Nantes, fez duras críticas à Ligue 1 depois do empate do seu time com o Olympique de Marselha por 1 a 1, na noite de domingo passado.
Nem um minuto de silêncio pela morte de Astori é uma vergonha! Seria o mínimo para honrar o meu ex-companheiro e amigo Davide Astori.
– É sem dúvida o pior dia da minha vida. Um escândalo, uma enorme falta de respeito. Em casos como esse, o futebol deve passar para o segundo plano. Nós sabemos que vamos jogar muitos outros jogos – disse Tatarusanu.
O impacto pôde ser medido até fora do mundo do futebol. A atriz Sarah Felberbaum não participou da transmissão do Oscar na rede de televisão Sky na noite de domingo para consolar o marido De Rossi, volante da Roma e amigo de Astori.
Fonte: Redação
Créditos: Globo Esporte