imposto de renda

Mais de 5 mil contribuintes da PB já declararam Imposto de Renda, diz Receita

Mais de 5.450 declarações foram enviadas por contribuintes da Paraíba para os computadores da Receita Federal do Brasil, até o meio-dia desta sexta-feira (2). O número representa 1,85% das 295 mil declarações previstas para a Paraíba e 1,21% do total, a nível Brasil. Os contribuintes têm até as 23h59, do dia 30 de abril deste ano, para enviar a Declaração do Imposto de Renda (IR).

Aquelas pessoas que, no ano passado, receberam rendimentos cuja soma foi maior que R$ 28.559,70 devem declarar o IR. A declaração pode ser elaborada e apresentada por meio do programa de Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física, disponível no site da Receita Federal; do aplicativo para smartphones e tablets, ‘Meu Imposto de Renda’, ou ainda na plataforma online com esse mesmo nome.

O atraso ou a não entrega da declaração, dentro do prazo pode resultar no pagamento de uma multa que tem como valor mínimo tendo R$ 165,74 e como valor máximo 20% do imposto sobre a renda devido.
O contribuinte que tiver dúvidas na hora de fazer sua Declaração do Imposto de Renda pode recorrer ao Perguntas e Respostas 2018, disponibilizado no site da Receita Federal.
Cronograma das restituições

Para receber a restituição do IR, referente ao exercício de 2018, o contribuinte deve informar a agência e a conta corrente da qual é titular no ato da declaração. Segundo a Receita Federal, A restituição ocorrerá em sete lotes, distribuídos no período de junho a dezembro. Além disso, embora o pagamento seja realizado na ordem de entrega das declarações, os contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos, com prioridade aos maiores de 80 anos, os portadores de deficiência física ou mental, os portadores de doenças graves e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério vão ter prioridade.

Confira o cronograma de restituições de 2018:
15 de junho;
16 de julho;
15 de agosto;
17 de setembro;
15 de outubro;
16 de novembro;
17 de dezembro de 2018.

Fonte: G1
Créditos: G1 PB