Em busca de protagonismo na agenda da segurança, os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), realizaram uma reunião nesta terça-feira, 27, para debater projetos que podem ser votados no Congresso.
Além dos parlamentares, participaram do encontro os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes e o ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça. Alexandre faz parte de uma comissão de juristas montada pela Câmara para elaborar um projeto para mudar a legislação sobre o combate ao tráfico de drogas e armas.
Ao final da reunião, realizado na residência oficial do Senado, o deputado Rodrigo Pacheco (MDB-MG) afirmou que o assunto da pauta foi a criação do Sistema Integrado de Segurança Pública, para permitir o trabalho conjunto e a troca de informações entre o governo federal e Estados.
Na avaliação de Pacheco, o projeto que está em discussão servirá como base para o novo Ministério Extraordinário de Segurança Pública, criado nesta terça-feira, via medida provisória. Ele, no entanto, afirmou que não ficou estabelecida uma data para a votação da proposta.
Com o enterro da reforma da Previdência e a intervenção no Rio, a cúpula do Congresso pretende dar prioridade para projetos na área da segurança. A reunião desta terça teve como objetivo começar a definir uma pauta conjunta de atuação.
Fonte: O Estado de S.Paulo
Créditos: Isadora Perón