Uma resolução conjunta da ANA (Agência Nacional das Águas) e da Aesa (Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) deve ser editada esta semana, determinado a abertura da comporta do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. O objetivo é liberar a água, por meio do rio Paraíba, para a barragem de Acauã, em Itatuba, no Agreste, e garantir o abastecimento de 14 municípios.
A informação foi repassada pelo presidente da Aesa, João Fernandes, que projeta a liberação de 5 milhões de metros cúbicos de água (m³). Atualmente, Acauã está com pouco mais de 7,5 milhões de m³, 3,1% de sua capacidade, que é de 253 milhões m³. Já Boqueirão acumula quase 50 milhões de metros cúbicos de água, aproximando-se de 12% de sua capacidade.
“A abertura esta semana da comporta de Boqueirão vai levar água para Acauã e abastecer 14 cidades. Inclusive, quatro delas em estão em colapso de água: Aroeiras, Gado Bravo, Itatuba e Ingá”, justifica Fernandes.
A medida é tomada dez meses depois de Boqueirão registrar seu pior nível de volume, quando chegou a 2,9%. Desde abril do ano passado, o reservatório vem recebendo águas do Rio São Francisco através do projeto da transposição. Na segunda-feira (26), a Aesa informou que o nível subiu 44 centímetros no fim de semana e o volume atingiu a marca de 11,82%, depois do registro de chuvas na região. A recarga hídrica foi observada do período de sábado (24) até a manhã desta segunda-feira (26) e corresponde ao total de 3.628,210 milhões de metros cúbicos de água.
Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Jornal da Paraíba