O que seria um Carnaval de folia e lazer, se tornou estresse para clientes de uma agência de turismo de Campina Grande, esta semana. Eles denunciam que sofreram golpes depois de fecharem pacotes de excursões para os carnavais em Olinda, em Pernambuco, e em Salvador, Bahia.
Parte dos clientes relataram que foram abandonados nas cidades e tiveram que providenciar a volta a Paraíba por conta própria. Em um dos casos, clientes foram despejados de uma casa alugada pela empresa, por falta de pagamento, durante a festa, informa reportagem do portal G1 Paraíba.
O G1 tentou falar com o dono da empresa, mas o telefone estava desligado e as mensagens não foram respondidas. A agência, que funciona em um shopping, no Centro de Campina Grande, estava fechada nesta quinta-feira (15). As páginas da agência de turismo nas redes sociais tiveram nome e fotos de perfil alterados.
Os problemas começaram a surgir na última segunda-feira (12), com clientes que haviam comprado ingressos para shows e camarotes em Olinda e Recife e não conseguiram localizar o dono da empresa. Durante o período do Carnaval, muitos clientes tiveram problemas com pacotes de “bate e volta” (viagem de ida e volta no mesmo dia) entre Campina Grande em Olinda. As vítimas foram levadas para Pernambuco, mas no retorno, o ônibus locado e o dono da empresa haviam sumido.
“A gente teve que alugar um ônibus com o dinheiro da gente pra poder voltar pra casa”, disse o estudante Matheus Pereira.
Na terça-feira (13), um grupo de cerca de 50 pessoas que fechou um pacote para passar o Carnaval em Olinda foi despejado da casa onde estavam, depois que o dono casa chegou ao local com a Polícia Militar exigindo o pagamento do aluguel. Segundo os clientes, o dono da casa disse que o empresário da agência havia pago apenas a primeira parte do aluguel. Maria Fernanda havia pago um pacote de cinco dias em Olinda.
“O proprietário da casa apareceu lá pra receber o restante da locação do imóvel. O dono da casa não quis acordo. Ele queria o dinheiro, ou a gente teria que ir embora em 20 minutos”, disse a estudante Maria Fernanda.
Outros clientes que fecharam pacote de viagem para passar o Carnaval em Salvador, na Bahia, foram surpreendidos ao chegarem ao hotel na cidade e descobrirem que as hospedagens do hotel não haviam sido pagas. Neste caso, o responsável pelo hotel fez um acordo e permitiu que eles se hospedassem.
Outra surpresa desagradável ocorreu no aeroporto de Salvador, quando clientes descobriram que a passagem de volta também não havia sido compradas e tiveram que pagar do próprio bolso, de última hora.
Parte dos clientes procurou a Polícia Civil, em Campina Grande para prestar boletim de ocorrências. Os casos deverão ser encaminhados para a Delegacia de Defraudações e Falsificações da Polícia Civil, em Campina Grande.