Os 223 municípios da Paraíba estão em ‘perigo potencial’ para chuvas fortes até a sexta-feira (16). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prorrogou nesta quinta-feira (15) um alerta que tinha sido dado na quarta-feira (14). Segundo o órgão, as precipitações podem ser de 20 a 50 milímetros por dia.
O comunicado do Inmet foi publicado na página do Centro Virtual para Avisos de Eventos Metereológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS). O aviso destaca que as chuvas poderão ser acompanhadas de raios e rajadas de vento. O Inmet ressalta ainda o risco de alagemantos e deslizamentos, alertando que as pessoas observem alteração nas encostas e evitem enfrentar o mau tempo.
A Defesa Civil da Paraíba já havia alertado para o risco de chuvas intensas em todas as regiões do estado, de acordo com informações repassadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em Brasília.
“A previsão de chuva é geral para todas as regiões do estado. A Defesa Civil está monitorando cada área da Paraíba, a partir das imagens via satélites enviadas pela Cemaden, no entanto, a orientação para população é a mesma de sempre; evitar locais de risco e não sair de casa durante a chuva, e não se expor em áreas abertas diante do registro de raios”, afirmou o gerente executivo da Defesa Civil, George Sabóia.
Desde o final de semana, várias cidades da Paraíba têm registrado chuvas fortes. Em Campina Grande, em poucos mais de seis horas, na quarta-feira (14), foram registradas precipitações de 31 milímetros. Em João Pessoa, foram 25 milímetros entre a terça e a quarta, o que corresponde a um quarto do total esperado para o mês de fevereiro.
Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Jornal da Paraíba