PERIGO

Criança de 7 anos morre em São Bernardo do Campo, após inalar desodorante em desafio do youtube

Uma menina de 7 anos morreu após inalar desodorante aerosol enquanto participava de um desafio disseminado nas redes sociais.

Uma menina de 7 anos morreu após inalar desodorante aerosol enquanto participava de um desafio disseminado nas redes sociais. A tragédia aconteceu no sábado, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. A família de Adrielly Gonçalves tentou socorrer a menina, mas ela chegou morta à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Agora, parentes da criança estão fazendo campanha nas redes sociais para alertar sobre o perigo de menores de idade repetirem ações irresponsáveis divulgadas na internet.

O “desafio do desodorante” consiste em inalar o produto pelo maior tempo que a pessoa conseguir suportar. “Ela, criança inocente, colocou o desodorante direto na boca e desmaiou, tendo parada cardíaca em sequência”, diz o texto divulgado no domingo por parentes da menina no Facebook.

POR QUE A INALAÇÃO DO DESODORANTE SPRAY PODE MATAR?
A composição química básica do desodorante em spray é: álcool, alumínio, gases como isobutano, butano e propano, entre outras substancias. O alumínio é responsável por conter o suor bloqueando as glândulas sudoríparas. Existe uma polêmica com relação à provável ligação entre o alumínio e câncer de mama. Em algumas pessoas, o alumínio é responsável por reações alérgicas. .A presença do álcool nos desodorantes, quando inalados repetidas vezes, pode contribuir para a dependência (lembrando que o álcool é uma substância depressora do sistema nervoso). Os gases do desodorante são utilizados como propulsores de aerossóis e, em excesso se acumulam no organismo, tomando o lugar do oxigênio, podendo provocar asfixia e morte.
Portanto, a inalação do desodorante spray pode levar a depressão respiratória, arritmia cardíaca, redução da oxigenação cerebral, asfixia e morte.

OS RÓTULOS DOS DESODORANTES SÃO QUASE INVISÍVEIS
Poucas pessoas, normalmente, observam rótulos de produtos. Ainda mais que os rótulos dos desodorantes são quase invisíveis. As principais recomendações são: Evitar inalações, evitar aplicações prolongadas, proteja os olhos durante a aplicação, não usar se a pele estiver irritada ou lesionada, não usar em ambientes fechados. A maioria das pessoas usa no banheiro com a porta fechada. Os jovens e adolescentes que foram a óbito devido à inalação de desodorante, usaram em banheiro ou no quarto fechado para os pais não descobrirem a prática tão arriscada.

— O que não pude fazer por minha filha vou fazer por outras pessoas, para que essa tragédia não aconteça novamente — disse Márcia Gonçalves, mãe da criança

Fonte: Extra
Créditos: Extra