em liberdade

Herdeiro da Samsung deixa prisão após redução de pena

O herdeiro e vice-presidente da Samsung, Jay Y. Lee, deixou a cadeia na manhã desta segunda-feira, 5, após um tribunal da Coreia do Sul reduzir sua sentença e suspender a necessidade de prisão. Em fevereiro do ano passado, o executivo foi sentenciado a cumprir cinco anos e meio de prisão por acusações como suborno.

Ao sair da cadeia, Lee pediu desculpas e disse ter refletido durante o ano que passou enclausurado.  “O ano passado foi realmente valioso para eu olhar para mim mesmo”, disse o herdeiro da Samsung. Lee não demostrou qualquer emoção quando a decisão a seu favor foi anunciada. Agora, o executivo pode retornar à posição na maior fabricante de smartphones do mundo.

Apesar do bom sinal, os investidores garantem que Lee enfrentará enormes desafios para fazer a Samsung voltar a crescer e decidir onde investir. “O maior objetivo de Lee agora será mostrar qual serão os próximos passos da Samsung, mantendo suas ações favoráveis ​​aos acionistas”, disse Park Jung-hoon, gerente de fundo da HDC Asset Management, que possui ações da Samsung Electronics.

Crise. A decisão de libertar Lee apresenta uma nova dor de cabeça para o atual presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, que foi eleito no ano passado baseado em promessas de anticorrupção.

“Esta pode ser uma decisão corajosa do tribunal por examinar evidências sólidas e não a opinião pública. Mas atualmente a opinião pública clama pela punição de Lee “, disse Kim Kyung-soo, ex-promotor e advogado criminal.

 

 

Fonte: Estadão
Créditos: Estadão