A atriz Ana Beatriz Nogueira, de 50 anos, revelou, em entrevista ao jornal O Globo neste domingo (4), sofrer de esclerose múltipla, desde 2009.
Os primeiros sintomas que teve foram em casa, tendo a visão duplicada. Ao procurar um médico, ele disse que era efeito colateral de um medicamento que a atriz tomava na época.
Meses depois, Ana Beatriz procurou uma ajuda especializada e fez ressonância magnética e um exame de líquor, que faz diagnóstico para problemas neurológicos. O exame deu positivo para esclerose múltipla. No entanto, o médico considerou um “falso positivo”. A atriz já tinha tido dois surtos. No terceiro, procurou uma nova neurologista que deu o diagnóstico correto.
“Todos os três e únicos surtos foram visuais. O último se mostrou o mais angustiante: eu realmente não enxergava nada. Mas, àquela altura, ainda bem, tinha encontrado uma médica que fez o diagnóstico definitivo”, contou a atriz na entrevista.
“Achei que era o fim. Como atriz, meu corpo é meu instrumento de trabalho, meu tudo, dependo da minha visão, da audição, das funções cognitivas. O trabalho é minha festa, minha fonte de renda, minha alegria, minha beleza. Partimos para o tratamento. Fiquei dois meses de cama, me senti debilitada. Sabe quando ‘somem os tapetes vermelhos’, que são aqueles sonhos bonitos que você tem quando está quase adormecendo? Foi assim que aconteceu”, disse.
Amigos próximos, como as artistas Patricia Pillar, Zélia Duncan e Malu Mader aprenderam a dar injeção de imunomodulador na atriz para não ter mais surtos.
“Gosto de ver a esclerose múltipla como uma característica. Muita gente tem medo de falar, com receio de virar ‘café com leite’ na vida. Mas quem controla a vida?”, concluiu.
Fonte: srzd.com
Créditos: –