Exagerou um pouco na bebedeira neste fim de ano? Pois além do inchaço do corpo, a pele também sofre com o excesso de álcool. Estudos mostram que basta três drinques e 24 horas para que os efeitos sejam sentidos. A escolha dos drinques também pode influenciar o nível dos “estragos”. A Margarita – a combinação de açúar e sal é explosiva para a pele -, é o maior vilão, seguido por coquetéis de fruta, vinho tinto, vinho branco, vodca com energético, licores cremosos, espresso martini, rum com refrigerante, prosecco e drinques prontos.
Para combater os estragos, ouvimos duas dermatologistas, que listam abaixo, como recuperar e amenizar os danos causados na beleza:
ESFOLIAÇÃO: “Tome um banho de sais que, além de limpar a pele, restauram-na com minerais importantes, deixando-a com sensação de maciez”, completa Lilian.
DRENAGEM: “Para recuperar a pele é importante realizar drenagem linfática corporal e facial, já que com a bebida, o organismo acumula muito líquido, então, as pernas podem inchar e os olhos também”, afirma a dermatologista Christiane Gonzaga.
HIDRATAÇÃO COM ÓLEOS E CREMES: “Depois da esfoliação, das máscaras, dos banhos, escolha óleos ou cremes nutritivos para a pele, calmantes e hidratantes. Os óleos são excelentes, devido à textura leve e afinidade com a pele”, explica Lilian.
HIDRATE-SE: “O mais indicado é beber muita água (cerca de 2 litros por dia), já que o excesso de bebidas alcoólicas desidrata o organismo e, consequentemente, resseca a pele. Dica de uma boa água: 12 copos de água filtrada + 1 pepino médio orgânico +2 a 3 limões orgânicos + 10 a 12 folhas de hortelã”, indica Lilian Delorenze.
SUCOS: Também pode-se acrescentar o consumo de sucos naturais de frutas vermelhas, que aumentam o poder antioxidante do organismo, recuperando-o e combatendo os radicais livres.
DESCANSE: Procure, também, descansar, já que a reposição do sono tem efeitos benéfico s em todo o corpo, inclusive, na recuperação do aspecto da pele.
DIETA: “Consuma alimentos leves, de fácil digestão. Para metabolizar o álcool e eliminá-lo do organismo, o corpo fica bastante estressado. Acrescentar trabalho ao fígado para digerir gorduras atrapalha. Frutas frescas e vegetais , especialmente laranjas, uvas e morangos são ricos em antioxidantes e equilibram o organismo, refletindo na saúde da pele”, finaliza Lilian Delorenze.
Fonte: O Globo
Créditos: O Globo