Contra senso ou mentira mesmo?

Terezinha Góis

Recentemente nosso marcado e sofrido Estado, mais uma vez, é apontado como uma espécie de “Câncer”Nacional, desta vez foi o próprio Ministério da Saúde que assim o classificou, quando afirma que a Paraíba tem o 4º pior serviço do SUS no país.

O acesso e a qualidade dos serviços de saúde do país agora serão avaliados de forma mais transparente. O Ministério da Saúde lançou na tarde do dia 1º de março, o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS 2012), ferramenta que avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção em Saúde (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), em todo o país, por Estado e por Município. O índice verificou como está à infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população assistida.

Em Cabedelo, ou se “brinca”de fazer Saúde ou se “faz de conta” que é Prefeitura.

O grande contrassenso ou a inconsequente mentira se verifica quando está sendo divulgado, num disparate absurdo, que o Município de Cabedelo foi considerado entre os 100 melhores do país (?), em termos de qualidade e excelência na Saúde. Pergunta-se: como é que isso pode acontecer se de um lado os indicadores como IDH, PIB, etc., apontam o Município de Cabedelo como o maior da Paraíba e, no entanto, em contrassenso é apontado em 190º lugar de um Estado que 223 Municípios ? (ver IDSUS 2012, busca no Google)

O fato criado para considerar Cabedelo como um dos 100 melhores do país em Saúde (?), levará o Secretário de Saúde e sua equipe à Florianópolis (SC), obviamente às custas do já desfalcado erário, pois, as passagens aéreas e as gordas diárias certamente serão integralmente pagas pela Prefeitura, tanto para o Secretário quanto para os que integram a incompetente equipe da Secretaria Municipal de Saúde, onde serão gastos mais de R$ 25.000,00 com essa farra.

É óbvio que esse fabricado prêmio é uma falcatrua, criado por uma empresa particular (MS Eventos Ltda., de Santa Catarina), certamente vinculada a outras de vendas de medicamentos ou de produtos hospitalares, para entregar um insignificante prêmio àqueles municípios que favoreceram determinadas empresas. É assim que funciona a compra desses prêmios. Pura armação! Grande mentira!

A população contribuinte merece respeito e o Poder Público tem o dever e a obrigação de ofertar serviços de qualidade em saúde aos seus assistidos, porém, na administração “faz de conta”, essa regra é entendida como um favor do “alcaide-mor”,para com seus súditos.

Por favor, me respeitem! Não queiram forçar a população a acreditar e engolir mais essa farsa.

Mente o Prefeito, mente o Secretário e toda sua equipe de incompetentes. Tentam encanar o povo a todo custo, mas mentira tem pernas curtas.

Que são verdadeiramente as “almas sebosas”, que eles (o Prefeito, o Secretário e a incompetente equipe da Saúde) tanto chamam?

Ai, ai, ai ai, ai ai ai….tá chegando a hora….