confira dicas

EVENTO DA FÉ: Confira esquemas de ônibus, segurança e saúde para romaria em João Pessoa

Neste sábado (25) acontece em João Pessoa mais uma edição da Romaria da Penha, celebração religiosa que atrai, em média, 500 mil fieis. Para garantir o cuidado adequado aos romeiros, diversas entidades prepararam esquemas especiais para a 254ª edição do evento. Confira abaixo o que ficou definido nos setores de segurança, transporte público e saúde, além das opções de tráfego.

Segurança

Cerca de 100 agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vão atuar no percurso, buscando garantir a fluidez no trânsito e o tráfego seguro dos fieis. A romaria também vai contar com um reforço no efetivo e esquema especial montado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). A fim de evitar acidentes, a corporação empregará aproximadamente 150 profissionais, apoiados por 25 viaturas de todas as modalidades de atendimento: pré-hospitalar, busca e salvamento e combate a incêndio.

A Polícia Militar contará com 610 policiais a pé e motorizados, nos quase 14 quilômetros de extensão da romaria. Serão empregados 18 PMs a cavalo do Regimento de Polícia Montada, 55 viaturas e 18 motocicletas. Também serão utilizados os cachorros do canil, plataformas e postos de observação policial.  O policiamento contará ainda com apoio de videomonitoramento e drones, que auxiliarão na prevenção e atendimento a ocorrências.

A PM acompanhará da concentração dos fieis, que ocorrerá a partir das 18h na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no sábado, na Avenida João Machado, até o fim do trajeto, no Santuário de Nossa Senhora da Penha. A parte profana da Romaria, que acontece no domingo (26), será acompanhada até o fim, por volta das 17h.

Ônibus

Serão colocados 100 ônibus extras, que circularão por toda a região de Mangabeira, Beira Rio e pela Avenida Epitácio Pessoa, até o Terminal de Integração do Varadouro, partindo da Penha. Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, próximos do posto de combustíveis ‘Federal’. As linhas do ‘Tetéu’ estarão operando normalmente durante toda a madrugada do domingo. Equipes da Seção de Fiscalização de Transporte Público (SEFTP) vão controlar a saída/embarque/desembarque dos ônibus após o término do evento religioso.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um esquema especial de atendimento com profissionais presentes durante todo percurso. Serão três pontos fixos: na Universidade Federal da Paraíba, na Praça da Paz e próximo ao Fórum de Mangabeira. Em cada ponto estará uma equipe de saúde composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e profissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para realizar primeiros socorros, além de uma equipe de apoio.

A Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha irá fazer atendimento especial aos romeiros. Três médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem e a equipe de apoio estarão atendendo quem participa da romaria, já a partir das 20h do sábado até as 7h do domingo.

O Samu também prestará assistência desde a concentração até a dispersão dos romeiros. Uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que funciona como UTI Móvel, acompanhará todo o cortejo. Duas unidades básicas estarão instaladas em pontos estratégicos e quatro motolâncias seguem na frente do cortejo.

Opções de tráfego

Os pontos de isolamento na concentração serão estendidos de acordo com o aumento do número de romeiros, devendo o fluxo da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Avenida Tabajaras (Praça Castro Pinto) ser interditado a partir das 18h.

Após o bloqueio do cruzamento entre as avenidas João Machado e Tabajaras, os veículos que vêm da Vasco da Gama em direção ao Centro deverão seguir pelas ruas Capitão José Pessoa, Rodrigues de Aquino, Irineu Joffiliy, Rodrigues Chaves e Nina Lima, até a cidade baixa, ou em frente, indo à Praça Venâncio Neiva.

Os veículos que saem do Centro com destino a Cruz das Armas, após o fechamento do cruzamento na Diogo Velho com a João Machado, deverão seguir pela Rua Desembargador José Peregrino, cruzar a Rodrigues de Aquino, indo até à Rua Nina Lima, retornando às Trincheiras.

Fonte: Portal Correio
Créditos: Portal Correio