Mais uma Unidade de Saúde da Família (USF) foi entregue reformada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) entregou a USF Viver Bem, que atende cerca de 15 mil usuários na região do bairro Treze de Maio, na Zona Norte de João Pessoa. Através do Programa Gerente Saúde, a população local contará com uma equipe ainda mais qualificada e preparada para melhorar os atendimentos da Atenção Básica e humanizar os serviços.
“É um desafio cuidar da saúde principalmente neste cenário atual, mas nossa gestão trata esta área como uma verdadeira prioridade e busca apresentar resultados muito significativos para nosso povo. Hoje é um dia muito especial para os moradores do Treze de Maio, porque agora eles contam com uma USF totalmente reformada, preparada para oferecer mais segurança na Atenção Básica e o cuidado necessário para que todos tenham mais saúde e qualidade de vida”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.
Esta é a 26° USF entregue desde 2013 dentro do novo padrão. Nela, foram investidos R$ 285 mil na reforma e ampliação da estrutura, que oferecerá serviços de Atenção Básica, como promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, especialmente para os trabalhadores.
Com a reforma, não somente a população conta com uma melhor assistência especializada, mas também os profissionais da saúde também passam a atuar em unidades mais adequadas, prédios reestruturados e com mais comodidade.
Após os atendimentos, os usuários das USFs participam de uma pesquisa para avaliar o serviço, criando o Índice de Satisfação dos Usuários, o que, ao longo deste ano, qualificou ainda mais os trabalhos nas USFs.
O serviço integrado da USF Viver Bem funciona com quatro equipes de saúde da família em horário estendido. Durante o dia, das 7h às 17h, são os atendimentos na USF. A partir das 17h funciona a Unidade Básica de Saúde (UBS), que atende usuários de área descoberta. A equipe é composta por médicos (nas especialidades clínico-geral, pediatra e geriatra), enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentistas, auxiliar de consultório dentário e agentes comunitários de saúde.
O serviço conta com vacinação, realização de curativo, verificação de pressão arterial e glicemia, realização de testes rápidos, exame citológico, marcação de consultas, polo de farmácia com assistência farmacêutica, atividades do programa Saúde na Escola, entre outros serviços.
Gerente Saúde
Os profissionais do programa atuam como agentes multiplicadores de um serviço mais humanizado oferecido pela PMJP e facilitam os serviços para que os pacientes não demorem aguardando a realização de consultas e exames, geram economia de recursos, materiais e de tempo, além de criarem um vínculo especial dos usuários com a rede. O projeto, pioneiro em todo o Estado, é fruto da persistência, acompanhamento e diálogo que a atual gestão imprimiu à Saúde na busca por mais resultados.
Fonte: Portal Correio
Créditos: Portal Correio