Quatro pessoas foram presas nesta quarta-feira (8) no Ceará em uma operação da Polícia Federal que investiga fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concursos públicos. Segundo a Polícia Federal, houve duas prisões em Fortaleza e outras duas na cidade de Lavras da Mangabeira, Região do Cariri, no Sul do Estado.
Cinco mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e um mandado de condução coercitiva foram cumpridos em Fortaleza. A operação também ocorre nos estados do Piauí e na Paraíba.
Conforme a investigação, há irregularidades no Enem de 2016 e em concursos públicos, realizados em vários estados. Segundo a PF, os suspeitos recebiam até R$ 90 mil por um gabarito, sendo metade do valor pago antes da prova e a outra metade depois de obtida a vaga.
A Polícia Federal informou que ainda investiga se houve fraude nas provas no Enem realiza neste domingo (5). Segundo a polícia, a quadrilha violava os lacres para ter acesso antecipado às provas e usava um candidato piloto para fazer o exame e transmitir o gabarito para outros candidatos por meio de ponto eletrônico. As fraudes aconteciam, principalmente, nos cursos de medicina.
Os mandados foram cumpridos em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Barbalha, Mauriti, Abaiara e Lavras da Mangabeira; além das cidades de São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba, e em Teresina, no estado do Piauí.
Fonte: G1
Créditos: G1