Carlos Fábio Ismael, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba foi entrevistado nesta sexta (20) no Master News e comentou sobre o trabalho da entidade para ajudar os profissionais da categoria.
Em comemoração ao Outubro Rosa, a entidade promove ações promocionais em seu Centro de Bem Estar e uma ampla campanha de conscientização sobre o diagnóstico precoce e os cuidados com o câncer de mama, a Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA/PB) anuncia mais um importante benefício para a advocacia paraibana. Advogadas e esposas de advogados a partir de 40 anos de idade poderão realizar exames de mamografia gratuitamente pela Caixa dos Advogados na clínica de radiologia Nova Diagnóstico, em João Pessoa.
Advogadas e esposas de advogados que desejam realizar o exame de mamografia precisam agendar o procedimento na sede da Caixa dos Advogados, localizado na Avenida Mato Grosso, 333, Bairro dos Estados, na Capital, sendo mais detalhes obtidos pelo telefone 3133-3400.
Para Carlos Fábio, a entidade, que cuida dos profissionais da advocacia da porta de fora dos fóruns, tribunais e escritórios para as suas casas, se preocupa com a advogada e a esposa do advogado, sabe que é muito difícil evitar o câncer de mama, mas, por meio de ações simples, como o diagnóstico precoce, na fase inicial, é possível curá-lo. “Essa é mais uma ação de uma política que vem sendo desenvolvida de priorizar a saúde do advogado e da advogada, especialmente porque grande dos profissionais da advocacia não tem plano de saúde, sendo também difícil a prevenção da saúde na rede pública”, ressaltou.
Carlos Fábio lembrou que a mamografia é um exame fundamental no diagnóstico e na própria prevenção, embora existam outras formas, como o autoexame, pois a doença não apresenta sinais em sua fase inicial, o que dificulta sua detecção precoce.
O Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasco) recomendam que as mulheres façam a mamografia digital anual, a partir dos 40 até 74 anos, e acima de 75 anos para mulheres que tenham uma expectativa de vida maior que sete anos. Além da mamografia, é recomendado, ainda, o uso de outros exames de imagens complementares, tipo USG e ressonância magnética, para as pacientes com mamas densas e consideradas de alto risco.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o primeiro entre as mulheres, atingindo 22% da população feminina global, a cada ano e causando 522 mil mortes anuais.
Créditos: Assessoria e Polêmica Paraíba