A advogada Michelle Suárez assumiu, nesta terça-feira, como senadora no Uruguai e se tornou a primeira transexual da história de seu país a ter um cargo no Poder Legislativo.
Aos 33 anos, Suárez fez o juramento em uma sessão no Palácio Legislativo, sede do Congresso em Montevidéu, aonde chega em substituição do comunista Marcos Carámbula. “Quando aos 15 anos posava para a minha identidade como mulher e me tornava Michelle, jamais pensei em ter a oportunidade de pertencer ao órgão mais representativo da democracia uruguaia”, declarou aos jornalistas.
Não é a primeira vez que Suárez faz história no Uruguai. Em 2010 se tornou a primeira pessoa transexual do país a obter um título universitário. “A vida me deu oportunidades que jamais imaginei ter”, acrescentou.
Como senadora, Suárez, que faz parte da Frente Ampla, do presidente Tabaré Vázquez vai continuar defendendo os direitos dos transexuais. “Se querem ampliar as esferas de direitos e eliminar elementos de postergação, têm que combater uma série enorme de injustiças sociais”, avaliando “corretamente as complexidades que as produzem para mudá-las”, disse em seu discurso de admissão.
Para Suárez, seu principal desafio é a aprovação de uma lei “integral para dar ferramentas jurídicas de inclusão efetiva para a população trans”.
O Uruguai, durante o governo de José Mujica (2010-2015), foi o segundo país da América Latina a aprovar o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo.
Fonte: O Dia