O reaquecimento do cenário musical instrumental tem trazido novidades para a Paraíba. Nessa sexta (06) o Master News trouxe quatro instrumentistas para comentar sobre o jazz em João Pessoa.
Alquimides Daera, Vasconcelos Júnior, Maestro Costinha, Dirceu Tortorello transformaram o estúdio do Master News em um requintado show de jazz.
Os músicos relembraram as influências da Orquestra Tabaraja, de Radegundes Feitosa, Sivuca e de espaços culturais em João Pessoa, que fomentaram o cenário musical na região. Vasconcelos Júnior disse que na época uma grande leva de músicos se espelhava nesses grandes nomes e que aprendia “de olho” por não haver espaços reservados apenas para o aprendizado: “Mas hoje temos a Universidade Federal da Paraíba, que tem formado profissionais de jazz e de outras modalidades”.
Dirceu relembra que o jazz nasceu com os negros: “Eles se reuniam e criavam ali no momento. Dá a liberdade para o músico improvisar. O jazz nasce como música popular, criada na emoção”.
A gastronomia que tem tornado João Pessoa numa referência nacional também serviu de estímulo para que houvessem espaços que pediam uma “carta musical” diferenciada. Espaços como Tramonto, Porto Madero, Ipon, Tamarindo e agora o Filleto estabeleceram uma programação semanal de música aliada à alta gastronomia.
Costinha revela que os donos de restaurantes e de hotéis tem tido o faro para perceber que o público pede uma coisa diferente. Alquimedes Daera complemeta e que não só no setor privado tem incentivado os músicos, na Fundação Espaço Cultural e a Rádio Tabajara tem trazido essa pegada para o público.
Costinha o que tá mudando a cena musical paraibana é o bacana a música instrumental começa a respirar novamente, tem que gaver um diferionamento e se aproximem mais. acabar o preconceito e diz que o jazz não escolhe seus ouvintes por classe econômica.
E as boas notícias não param. Está sendo fomentado o Festival de Jazz & Literatura, reunindo secretaria de turismo, prefeitos, empresários do ramo hoteleiro, restaurantes e músicos. A ideia é trazer o festival para Areia e Bananeiras.
Créditos: Polêmica Paraíba