capacitação

Secretaria de Saúde de Patos promove capacitação de profissionais para exames de prevenção ao câncer de colo do útero

O curso foi ministrado pela Biomédica e Citopatologista Germana Leitão que, dentre vários temas que foram abordados, ressaltou a importância do aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham com a coleta de materiais para exames laboratoriais

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, por meio do núcleo de Saúde da Mulher, promoveu, na tarde desta terça-feira, (03/10), no Auditório do SAMU, um curso de capacitação para profissionais da atenção básica na Saúde a fim de aperfeiçoar e reciclar esses profissionais para a execução de exames de prevenção do câncer de colo do útero.

O curso foi ministrado pela Biomédica e Citopatologista Germana Leitão que, dentre vários temas que foram abordados, ressaltou a importância do aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham com a coleta de materiais para exames laboratoriais, uma observação mais detalhada nos casos de Citológicos, pois existem diversos fatores e situações que podem alterar a precisão destes exames. “Grande parcela dos erros de diagnósticos de exames se dão justamente na hora que o profissional vai fazer a coleta do material. Então, o nosso objetivo maior com esse curso é mostrar a importância de diagnosticar uma lesão a olho nu a fim de realizar de forma correta a coleta do material”, explicou.

O biomédico citologista, Sonigley Araújo, avaliou a capacitação como muito positiva. “Parabenizo o município de Patos por estar na vanguarda em relação à saúde da mulher, porque essa capacitação favorece para que o exame *Papanicolau, ou a prevenção do câncer no colo do útero, possa atender a demanda de mulheres no município e, consequentemente, tenhamos uma diminuição no número de mortes por câncer do colo do útero”, esclareceu.

A coordenadora de Saúde da Mulher, Ertha Soraya, ressaltou que a capacitação tem como objetivo agregar valor ao serviço prestado às mulheres na atenção básica. “A gente aproveita essa Campanha do Outubro Rosa e intensificamos a atenção à saúde da mulher, uma vez que não apenas o câncer de mama, mas o câncer de colo do útero acomete várias mulheres. Então a intensão é buscar trazer mais qualidade ao serviço prestado”, comentou.

A citologia vaginal, conhecida também como Papanicolau, é um exame que se faz nas mulheres sexualmente ativas ou maiores de 20 anos, a fim de detectar, a tempo, qualquer alteração do colo do útero, e prevenir, assim, o câncer do colo do útero.

Embora o exame não seja 100% infalível, são detectados 95% dos casos de câncer do colo do útero, causando uma redução de 70% no número de mortes entre as mulheres com câncer de colo uterino no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), com aproximadamente 530 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum no público feminino. Ele é responsável por 265 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Fonte: COORDECOM