Diálogo entre piloto da Gol e Torre de Comando revela risco de acidente aéreo em Campina Grande

Um diálogo entre o piloto de um vôo da Gol Linhas Aéreas que tentou aterrissar no Aeroporto Presidente João Pessoa, em Campina Grande, esta semana e a Torre de Comando do Aeroporto mostra a necessidade de implantação do equipamento ILS, para auxilio no pouso de aeronaves em situações adversas.

O diálogo ocorreu à 0h43 do último dia 23 de janeiro e mostra os minutos que antecederam um procedimento de ‘arremetida’ praticado pelo piloto ao perceber que não tinha condições de visibilidade suficiente para pousar a aeronave em solo campinense.

O piloto informa sobre a aproximação da aeronave, Voo Gol 1606, momento em que ele percebe a formação de uma nuvem sob a cabeceira da pista 15/33 do Aeroporto João Suassuna. Neste instante, ele vê claramente a dificuldade em pousar a aeronave e faz a opção por arremeter o avião.

“A intenção é fazer novo procedimento (arremeter o avião). A camadinha está um pouquinho na hora do visual ali”, diz o piloto, sobre a nuvem que dificulta a visibilidade na cabeceira da pista, ao responder a pergunta da torre sobre a intenção dele. “Se ela chegar um pouquinho mais para traz, talvez a gente consiga o pouso”, complementa o piloto.

Em seguida, o piloto informa à Torre de Comando do João Suassuna que estuda a viabilidade do novo procedimento em função do combustível disponível. “A gente vai calcular o combustível aqui pra ver quanto tempo a gente pode esperar, ta?”, diz o piloto do Voo Gol 1606 à Torre de Comando, para informar, logo em seguida, que tem combustível suficiente para tentar novo procedimento de pouso, arremetendo a aeronave.

Ainda durante a arremetida, o piloto pergunta se as condições de visibilidade melhoraram, para que proceda o pouso. “As condições permanecem”, afirma a Torre.

Após a arremetida, o piloto faz nova órbita e volta a tentar novo pouso. Desta vez, a visibilidade da cabeceira da pista favorece o procedimento e a aeronave, finalmente, alcança o solo de Campina Grande.

A dificuldade do piloto em pousar o avião mostra a necessidade de implantação do equipamento ILS no Aeroporto João Suassuna, em virtude de ser normal, em Campina, a formação de nuvens no período noturno.

Com o ILS (Instrument Landing System) a pista fica dotada de dois transmissores de rádio em sua cabeceira, que balizam a aproximação da aeronave e o seu ângulo de descida, independentemente das condições climáticas. A aeronave ‘alinha’ com o sinal dos transmissores do equipamento, os quais orientam e informam a altitude correta da aproximação, deixando o piloto a poucos metros da cabeceira da pista.

Confira o áudio:

[audio:http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/site/wp-content/uploads/2012/01/SONORA-AVIAO-GOL.mp3]

Do Blog com Carlos Magno