bloqueado

Vaticano bloqueia acesso a site que criticou o papa Francisco

Computadores no Vaticano não poderão mais acessar o site www.correctiofilialis.org, criado especialmente para divulgar acusações contra o pontífice.

O Vaticano bloqueou nesta segunda-feira (25) o acesso a um dos sites que publicaram uma crítica ao papa Francisco, assinada por 62 religiosos, leigos e acadêmicos, incluindo o ex-presidente do IOR, o “Banco do Vaticano”, Ettore Gotti Tedeschi, noticiou o jornal “Corriere della Sera”.

A partir de agora, os computadores no Vaticano não poderão mais acessar o site www.correctiofilialis.org, criado especialmente para buscar novos signatários para as acusações de “heresia” apresentadas por religiosos conservadores contra o pontífice com base na exortação apostólica “Amoris laetitia” [Alegria do Amor, na tradução do latim].

Fora do Estado do Vaticano, no entanto, a página continua normalmente acessível.

“O acesso à página da web que você está tentando visitar foi bloqueado de acordo com as políticas de segurança institucionais”, aparece para quem tenta entrar no site no Vaticano.

Em entrevista à mídia italiana, o arcebispo Dario Edoardo Viganò, Prefeito da Secretaria de Comunicação do Vaticano, admitiu o bloqueio e explicou como funciona a segurança dos computadores na Santa Sé.

Desde o estabelecimento da Secretaria de Comunicação, o ministério foi equipado com equipamentos e políticas para garantir a segurança das posições de trabalho, como funciona em todas as empresas do mundo. A administração do tráfego da rede do Estado do Vaticano é responsabilidade do Governo do Estado da Cidade do Vaticano”, disse Viganò.

Gotti Tedeschi negou a crítica que assinou tenha acusações de heresia contra o pontífice, e disse que se trata de “uma súplica escrita por teólogos, que diz que indiretamente que o papa poderia facilitar heresias nos fieis”.
“Só quero o bem da Igreja e do Papa Francisco, por isso rezo para ele todos os dias na missa. Eu amo o Papa, sou fiel à Igreja”, declarou Gotti Tedeschi.

Fonte: G1