O João Pessoa Espectros encerra neste domingo a sua participação na primeira fase do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. A partir das 14h30, o time paraibano encara o Recife Mariners, na capital pernambucana, e precisa da vitória para assegurar a primeira colocação no Grupo B da Conferência Nordeste e, com isso, ter o direito de fazer os jogos dos playoffs em casa. Se perder, o Rubro-Negro pode ser ultrapassado pelo próprio Mariners e cair para a segunda colocação.
Até aqui, nas cinco rodadas disputadas pela competição nacional, o Espectros está com 100% de aproveitamento. Foram cinco vitórias, 221 pontos marcados e 30 sofridos. Campanha um pouco superior à do Mariners, que, em cinco jogos, venceu quatro e perdeu um, marcou 217 pontos e sofreu 35. Ambos já estão classificados para os playoffs, mas apenas quem terminar na primeira colocação do grupo vai fazer as partidas decisivas em casa. O Grupo B ainda tem o Cavalaria 2 de Julho, da Bahia, também já classificado, e o eliminado Recife Pirates.
Focado em conseguir a vitória contra o seu principal rival, o técnico do Espectros, Kevin Veloso, admite que há um pequeno jejum incomodando os Fantasmas. Desde 2015, o time rubro-negro não vence o Mariner na temporada regular há cinco anos. A última vitória foi em setembro de 2012: 58 a 0. Desde então, as duas equipes se enfrentaram quatro vezes na temporada regular, com quatro vitórias dos pernambucanos. Nesse período, os dois times duelaram também em fases de mata-mata, e o Espectros se saiu melhor em todas.
Mas Kevin quer agora voltar a vencer ainda na fase de grupos justamente para entrar no mata-mata com a vantagem de jogar em casa.
– Estamos invictos e já classificados para os playoffs, mas isso pouco importa se perdermos os jogos que teremos daqui para a frente. Portanto, estamos olhando agora para o Mariners, que é um adversário muito difícil do qual não ganhamos na fase regular há muito – comentou o técnico durante essa semana decisiva.
A partida entre João Pessoa Espectros e Recife Mariners começa às 14h30, na Arena Pernambuco, em Recife.
Fonte: Globo Esporte