Nessa sexta (01) começa a Semana da Pátria, mas a data da Independência do Brasil parece ter perdido seu sentido para o brasileiro. O Master News recebeu alguns convidados que debateram o desestímulo do brasileiro para comemorar o evento.
Para Natan Wanderley, advogado, o brasileiro está perdendo o sentido patriótico e aponta que anda principalmente comprometido pelos últimos escândalos da política.
Já, Glauber Lucena, os tempos dos grandes desfilos cívicos estão ligados a uma época em que havia um interesse público na mostra de poderio bélico, que aconteceram principalmente durante o período de governo militar: “A questão democrática da não imposição faz com que não tenhamos mais essas prioridades, como os desfiles da Independência”.
João Tiago, jornalista, diz que há uma necessidade de mudança no tipo de pensamento do brasileiro. “A questão de civilidade tem sempre ligação com o governo, mas isso é errado. Nosso sentido de patriotismo não deveria ser ligado ao governo, o povo deveria se sentir povo sem depender de governo”.
Érika Ferreira, criminalista, já vê que o brasileiro, apesar dos sofrimentos ainda tem motivos de orgulho. “Tenho três filhos, dois nasceram no exterior e um aqui no Brasil. Mesmo com toda a situação difícil que temos aqui, eles querem morar no Brasil. Eles gostam daqui”.
Créditos: Polêmica Paraíba