Mais de cinco mil mudas plantadas pelos mais diversos lugares da cidade, só pelas mãos de seu Carlos Ferreira. “Eu sou jardineiro do Viveiro Municipal de Plantas Nativas e já plantei na orla, nos bairros, na Ponta do Seixas”. Seu Carlos é jardineiro do Viveiro há seis anos. Ele garante que gosta muito do que faz, que tem paixão pelas árvores. O segredo para garantir que a muda cresça forte? “É fazer uma boa cova e colocar água. Não tem erro. Ela cresce com saúde”, concluiu.
Seu Carlos é um dos técnicos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) envolvido no trabalho de preservação e recuperação das áreas verdes da cidade. Junto com os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), ele plantou trinta mudas de árvores nativas na manhã desta quinta-feira, 30, na Praça Chateaubriand Arnaud, em Manaíra. Foram plantadas mudas de ipê rosa, pau rei, oiti, catingueira, freijó e craibeira.
As mudas plantadas na praça de Manaíra têm aproximadamente dois metros e em cinco anos estarão dando sombra. Até agosto deste ano a Semam promoveu o plantio de mais de 27 mil mudas pela cidade. A temperatura dos bairros, que contam com as sombras das pequenas áreas verdes, pode diminuir em até 3 graus Celsius. Além da sombra, as árvores garantem conforto ambiental e saúde para a população das cidades, que se beneficia com espaços de lazer e a beleza da paisagem.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, lembrou que o plantio nas praças e canteiro das ruas e avenidas é apenas uma parte das ações da PMJP, dentro da política ambiental da cidade. “Estamos plantando e plantando da forma correta. Além dos plantios estamos promovendo, em todos os eventos públicos da Semam, a distribuição de mudas de árvores nativas. Essa é uma das maneiras da gestão pública reconhecer e demonstrar o nosso respeito pela tradição do pessoense, de plantar e cuidar das árvores da cidade”, concluiu.
Fonte: Wscom