A carioca Rafaela Silva foi a campeã olímpica na categoria 57kg nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Desde então, suas adversárias vêm estudando incessantemente todos os seus passos para conseguirem derrubá-la no tatame. Quem fez o dever de casa direitinho foi a portuguesa Telma Monteiro, que foi bronze nesse peso na edição brasileira da Olimpíada. Assim, a experiente atleta de 31 anos, que tem quatro participações olímpicas no currículo, derrotou uma das mais fortes competidoras da seleção brasileira.
Rafa caiu logo na estreia da competição, mas ainda faz, no domingo, a disputa por equipes mistas. Ou seja, ainda tem chance de subir ao pódio no Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, em 2017.
De backnumber dourado pelo título olímpico, Rafaela entrou focada, mas Telma, que já tinha feito antes uma luta e vencido Margriest Bergstra, da Holanda, por um ippon, estava quente. Com isso, a portuguesa tentou muito mais ataques. Nenhum deles, contudo, entrava. Do meio para o fim da luta, em um contragolpe, ela conseguiu enfim encaixar contra a brasileira. A carioca tentou uma chave de braço, mas não deu certo. Por um waza-ari, a lusitana saiu com a vitória e a classificação para o round 3 contra a canadense Catherine Beauchemin-Pinard, prata no Pan de Toronto, em 2015. Visivelmente chateada após o revés, Rafa passou direto pelos jornalistas na zona mista.
Trata-se da primeira participação de Rafaela Silva em um Mundial após a conquista do ouro olímpico. Ela tem um ouro (57kg) e uma prata (equipes) na edição do Rio de Janeiro, em 2013, e uma prata individual no campeonato disputado em Paris, na França, no ano de 2011. Até o momento nesse Mundial de Judô, nenhum campeão olímpico conseguiu medalha.
Créditos: Globo Esporte