DEfinido

Ramiro Souza é o novo técnico do Botafogo-PB

Ramiro Souza vai ser o nome responsável por comandar o Botafogo-PB na reta final do Campeonato Brasileiro da Série C. O técnico da equipe sub-19 do Belo trabalhou como auxiliar durante a passagem de Ademir Fonseca, demitido nesta segunda-feira após a terceira derrota em quatro jogos à frente do Alvinegro. Nas próximas duas rodadas, o time botafoguense encerra a sua participação na primeira fase da terceira divisão diante do ASA de Arapiraca, em João Pessoa; e o Sampaio Corrêa, em São Luís do Maranhão.

A situação é delicada. O Botafogo chegou a nona derrota na Série C, sendo a sexta somente no segundo turno na competição. No atual cenário, o Belo ocupa a oitava colocação, com 17 pontos, a mesma pontuação do Moto Club, o primeiro na zona do rebaixamento. Com Ademir Fonseca no comando técnico, o Alvinegro disputou quatro jogos, conquistando uma vitória (sobre o Moto Club) e três derrotas (para Salgueiro, Fortaleza e Confiança).

Eleito para dirigir a equipe na 17ª e 18ª rodada, Ramiro Souza foi bicampeão do Campeonato Paraibano Sub-19 em 2016 e 2017, além de uma boa campanha na Copa do Nordeste da categoria no ano passado e uma participação na Copa São Paulo de Futebol Juniores desta temporada.

Pelo time profissional, Ramiro já vinha acompanhando o elenco desde o início da Série C. Na época de Itamar Schülle, catarinense demitido na 12ª rodada, o treinador do sub-19 participava dos treinamentos coletivos entre os profissionais e a categoria de base.

Na temporada 2015, Ramiro Souza dirigiu o Botafogo em 10 jogos na Série C. O aproveitamento foi de 46,6%, com quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas. No entanto, naquela ocasião, o treinador teve mais tempo para trabalhar e a situação não era tão alarmante quanto a atual.

Com a chegada de Ademir Fonseca, Ramiro Souza foi promovido pelo próprio treinador mineiro para a função de auxiliar técnico. Na época, Ademir afirmou que o conhecimento de Ramiro sobre o atual elenco o ajudaria a melhor se adaptar.

Após a derrota nesse domingo para o Confiança por 2 a 1, o time do Belo deixou o Estádio Almeidão abatido. A maioria dos jogadores não quiseram falar sobre mais um revés alvinegro. Para a 17ª rodada, a pressão apenas aumentou e Ramiro Souza vai ter pouco tempo para preparar o time. Nesta sexta-feira, o Botafogo recebe o lanterna da competição, o ASA de Arapiraca, no Estádio Almeidão às 21h.

Na hipótese mais otimista, o Botafogo pode até encerrar a rodada sem o risco do rebaixamento. Basta uma vitória simples contra o ASA e torcer por uma vitória do Cuiabá contra o Moto Club na casa do adversário Rubro-Negro.

 
Créditos: Globo Esporte